O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (30), em entrevista à Rádio Gaúcha, que está conversando com o ex-governador Geraldo Alckmin sobre uma possível chapa para 2022. Para isso, o petista afirmou que é necessário saber qual partido Alckmin irá se filiar.
“Ele foi um governador responsável em São Paulo e está numa definição de partido político. Nós estamos num processo de conversar. Vamos ver na hora que eu decidir ser candidato, se é possível uma aliança política. […] Mas eu quero construir uma chapa para ganhar as eleições e mudar a história desse país", afirmou Lula.
A especulação da aliança de Alckmin com o petista começou no início de novembro, alimentada pelos grupos políticos do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) e do ex-vice de Alckmin, Márcio França (PSB). Apesar das perspectivas no executivo federal, o ex-governador não parou de atuar em sua candidatura ao governo paulista.
Durante tour à Europa, Lula afirmou que não há nada que aconteceu entre ele e Alckmin que não poderia ser reconciliado. Em resposta, o ex-governador disse que ficou “muito honrado” pela citação de seu nome como possível vice da chapa do petista.
Na última 2ª feira (29.nov.2021), Alckmin participou de uma reunião com dirigentes sindicais em São Paulo. Na ocasião, o ex-governador admitiu a possibilidade de abrir mão da candidatura ao governo paulista para ser vice de Lula.
Alckmin pretende deixar o PSDB. O ex-governador tem mantido diálogo com vários partidos, como PSL, PSB e PSD.
Utilize o formulário abaixo para comentar.