O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. A campanha é “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.
A campanha é muito interessante por se apropriar de um elemento da cultura popular dos ribeirinhos do Rio São Francisco, onde muitos deles tem e tinham em seus barcos uma escultura de madeira, que chamamos de carranca, na cultura popular essa escultura ficava geralmente na frente das embarcações e também em muitos casos atrás, que faria o papel de proteger e espantar os maus espíritos durante o percurso que estavam fazendo no Rio São Francisco.
O comitê de bacia hidrográfica do rio São Francisco, é uma entidade extremamente atuante em toda extensão territorial na bacia do nosso Velho Chico, Vale ressaltar que a bacia hidrográfica, e falando popularmente, não é somente por onde passa o rio, mas também contempla toda a área que a água dela vai percorrendo até o Rio São Francisco, isso juntando na bacia hidrográfica com os rios que se juntam ao Velho Chico. Outro ponto que é importante esclarecer, que um comitê de bacia hidrográfica é muito mais que um simples órgão de proteção e defesa do Rio, mas também uma entidade que pode ser considerada como Parlamento das Águas, tem esse título por ser o principal órgão que irá definir e delimitar as políticas públicas para o uso dos recursos hídricos, que é a nossa água, mas também para o meio ambiente em sua região.
Atualmente o Rio São Francisco tem passado por grandes desafios, políticos, econômicos, sociais e ambientais, com a expansão da sociedade, a mesma tem pouca importância para preservação ambiental e principalmente com a inexistência das ações de saneamento básico é o que acontece na grande maioria dos municípios que compõem a bacia do Rio São Francisco, e tem deixado o nosso Rio sofrendo e sendo degradado cada vez mais. Sem contar a ação humana na construção de grandes hidrelétricas, barramentos, transposição, canais, uso irracional das águas, perda das matas ciliares...
Nosso rio se estende pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Distrito Federal, inseridos nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A área total é de 636.099,73 km², onde se distribuem 508 municípios com população estimada em 20.330.051 habitantes (Codevasf/IBGE, 2020).
Em termos comparativos, a área do São Francisco ocupa cerca de 7,5% da extensão territorial do Brasil, e sua população é 9,6% da população do nosso país, e cerca de 9,1% dos municípios da nação estão na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.
Diante desses números, o Rio São Francisco mostra a enorme importância para o Brasil, e principalmente para sua população, então no dia de hoje 3 de junho é para todo mundo que conhece o Rio São Francisco levantar essa questão, da defesa, preservação, conservação e a recuperação do Velho Chico.
Então VAMOS VIRAR CARRANCA PARA DEFENDER O RIO SÃO FRANCISCO. #VireCarranca
Utilize o formulário abaixo para comentar.