No dia 08 de outubro às 10 horas da manhã no Auditório do Hotel Bristol (Hotel Aline) em Delmiro Gouveia, a Assembleia legislativa do Estado de Alagoas estará promovendo a apresentação de um diagnóstico elaborado pela empresa HIDROBR Consultoria Ltda, a qual venceu um edital do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, para a elaboração de um estudo que vai apontar, mediante dos estudos da empresa, a melhor forma de gestão do Canal do Sertão.
Este edital foi autorizado pelo comitê e a Agência Peixe Vivo - APV que é quem executa as determinações do CBHSF, firma uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH, de Alagoas, para atender a uma necessidade estratégica do uso e gestão de toda estrutura do Canal do Sertão, para dois projetos, um deles é o estudo para o melhor modelo de gestão do canal do sertão, e o outro projeto é para a organização dos ribeirinhos do Canal do Sertão com cadastro de outorga, capacitação, assistência técnica e outras ações.
O diagnóstico será apresentado pelos engenheiros civis Vitor Carvalho Queiroz e Rodrigo Flecha Ferreira Alves. O primeiro é diretor da HIDROBR, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador técnico do projeto e o Rodrigo Flecha é consultor, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, Mestre em Ciências e Técnicas do Meio Ambiente e ex-servidor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Por meio de sua assessoria a deputada Jó Pereira destacou que “É importante que todos os alagoanos e alagoanas, em especial os sertanejos e sertanejas, as pessoas que vivem no semiárido, nos municípios que margeiam e que já foram ou serão impactados pelo Canal do Sertão participem da apresentação do diagnóstico sobre os impactos dessa grande obra na vida de toda Alagoas. O canal é de todos nós e ele precisa transformar vidas” alem dela enfatizar “O alagoano do sertão, do semiárido precisa fazer parte e ser ouvido na discussão acerca do Canal, que vai interferir no desenvolvimento da região e na segurança hídrica do estado de Alagoas como um todo. É muito importante essa participação de todos, esse diálogo com a sociedade sobre a primeira etapa do estudo, a fase do diagnóstico que é, para mim, a mais considerável de um planejamento”.
Serviço
Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Alagoas
Tema: Diagnóstico do Canal do Sertão para elaboração do Plano de Gestão
Data: 08 de outubro de 2021 - Hora 10 horas
Local: Hotel Bristol (Hotel Aline) em Delmiro Gouveia - AL
Utilize o formulário abaixo para comentar.