Coronavírus ou CONVID 19 é um vírus que surgiu em dezembro de 2019 e está disseminado em todo planeta, sendo classificado pela Organização Mundial da Saúde - OMS como uma PANDEMIA, e está causando uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório podendo levar até a óbito em alguns casos.
Sociedade tem sofrido muito com o impacto que o vírus tem, seu alto grau de contaminação, e até mesmo o número de mortos, mas também com as ações de combate ao Coronavírus, uma das principais delas é o isolamento social, que é o popular “fique em casa”, e a proibição do desenvolvimento de algumas atividades, só permitindo as que são essenciais, shows, eventos que promovam uma aglomeração de pessoas estão proibidos, com um intuito é de evitar a disseminação do vírus na sociedade, por conta que o sistema de saúde não tem capacidade de atender a todos.
Com isso é apontado várias fragilidades de nossa sociedade, mas entendendo que o Planeta tem um sistema interligado e complexo de interações, é o equilíbrio que foi construído com anos de adaptação natural e que nada pode ser excluído, tudo tem seu objetivo e seu propósito. Até um vírus tem sua função em todo este ciclo, e quem sabe, o papel do Coronavírus é controlar a humanidade? Alertar do que realmente é importante? Dar uma nova chance para evoluirmos?
É estranho afirmar que diante o que está acontecendo, temos a oportunidade de avaliar nossos caminhos, nossos passos, e para onde estamos seguindo. O Coronavírus, veio e fez o que ninguém imaginava… só Raul Seixas… onde afirma uma canção “O dia que a Terra Parou”, claro que não parou tudo, mas quem imaginava que uma quantidade absurda de serviços foram paralisados para preservar a vida, estimativa que um terço das pessoas do planeta estão e isolamento social. Talvez o COVID19 veio para mostrar que a Humanidade ainda tem esperança, outros caminhos, valores, prioridades.
A Terra, pode ser a maior beneficiada nisso tudo, enquanto os ambientalistas falam a mais de 50 anos, que é o tempo que se comemora do Dia da Terra, do caos climático, que a terra está sofrendo, que o mundo está em desequilíbrio, e mesmo com dados científicos, muito pouco se tem feito. Nisso chega um vírus em em poucos meses faz com que o mundo desacelere. Com a economia parada, menos fábricas funcionando, menos carros nas ruas, e nisso os níveis de poluição atmosférica tem diminuído drasticamente, proporcionando fenômenos que a muito tempo não se tinha visto, o ar de algumas cidades ficaram respiráveis, de certa forma é um absurdo falar isso, mas é a realidade.
Com tudo isso podemos tirar uma lição positiva referente ao Coronavírus, que serviu para dar um alerta à humanidade que somos frágeis, precisamos modificar nossos meios de geração de renda, que a economia não é o mais importante, e que temos que valorizar cada vez mais a vida. Para os ambientalistas foi um momento importante para mostrar que o Aquecimento Global existe, que o homem é o responsável por toda degradação que temos, e o mais importante, ainda dá para reverter os impactos ambientais causados pela ação humana.
Diante tudo termino o texto com um provérbio espanhol que fala “Deus sempre perdoa, o homem às vezes perdoa, mas a natureza nunca o faz”. E fica a reflexão, qual o papel do Coronavírus para o mundo, e qual o nosso papel para o planeta? Viva a nossa Terra!
Vídeo sobre a poluição atmosférica no Mundo
https://youtu.be/ARpxtAKsORw
Texto da SuperInteressante sobre o Dia da Terra e o Coronavírus
https://super.abril.com.br/ciencia/dia-da-terra-como-o-coronavirus-mudou-o-planeta/
Texto do Portal Terra, sobre o Papa falando do Dia da Terra
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/no-50-dia-da-terra-papa-diz-que-natureza-nao-vai-perdoar-danos-provocados-por-seres-humanos,6ac8c2096d7a49db75039699c7572c31a7k7u6ay.html
Utilize o formulário abaixo para comentar.