O Rio São Francisco tem papel muito importante para o desenvolvimento da região nordeste, como também para o Brasil, é importante destacar e ao mesmo está em uma posição estratégica, que consegue levar Esperança, na forma de água de boa qualidade em abundância, valorização, na forma da beleza e os encantos que tem durante toda sua bacia, prosperidade, na forma dos recursos naturais disponível para o desenvolvimento da região, e muito amor, na forma que se desenvolve por toda a sua região.
Primeiro de tudo é importante destacar que o Rio São Francisco é forte, corajoso, determinado, amigo e muito altruísta, que atende a toda uma região, e não pede nada em troca, só o nosso respeito, que sua importância e extensão territorial é tão grande que quando se fala do Brasil não pode esquecer de falar também do Rio São Francisco.
Chamado por sua imponência, importância e imensidão de Opará, que significa rio-mar, na língua indigena de nossos antepassados que viviam em nossa região e já sabiam da sua grandiosidade, mas até os portugueses que vieram ao Brasil também tiveram a mesma impressão, todos que tem contato com o rio fica encantados.
No dia 4 de outubro é o dia que se comemora o aniversário do Rio São Francisco, não tem data melhor, de batizar este Rio, com o nome de São Francisco, que é o santo considerado o pai da ecologia, a pessoa que mais simboliza a proteção, preservação e a conservação do meio ambiente, o São Francisco, o santo, deve estar feliz, por seu nome ter batizado um rio tão importante para nossa nação. E ao mesmo tempo não deve estar tão satisfeito, por todos que se beneficiam do rio que leva seu nome não tenham verdadeiro sentido, o que simbolizou a sua vida, de amor, proteção, preservação e cuidados com os animais e todos os seres vivos.
Devemos aprender muito com o Santo São Francisco, e colocar os seus ensinamentos para garantir que o nosso Rio São Francisco seja tão belo, forte, cheio de vida e tão incrível, para as nossas presentes e futuras gerações.
Atualmente o Rio São Francisco está sofrendo muitos impactos, hoje o que realmente temos que comemorar, várias cidades jogando esgoto sem tratamento, muitos empreendimentos captando água, uso de agrotóxicos, destruição da vegetação ciliar, e demais outros impactos.
Então em 4 de outubro que temos a comemorar, o Rio São Francisco que pede socorro, para nós pararmos de ter ações que venham ter um desequilíbrio ecológico, e que tenhamos consciência que as nossas ações tem que estar em sintonia com o meio ambiente.
No dia de comemorar o Rio São Francisco, ao invés de comemorar precisamos refletir, que o Rio São Francisco precisa muito da ajuda de todos e principalmente dos nossos políticos para elaborar políticas públicas que realmente venham proteger e preservar e garantir o Rio São Francisco cada dia mais bonito para as presentes e futuras gerações.
Viva o rio São Francisco, Opará, rio-mar, São Francisco vive!
Utilize o formulário abaixo para comentar.