Buscar

Haroldo Almeida

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Quem é Haroldo Almeida? Ambientalista, observador dos céus, pacifista, nerd-leitor de quadrinhos e curioso por questões sociais.
ICMBio Paulo Afonso/BA, cria Sistema de Gestão Integrada e Emerson Leandro é o coordenador
Desde setembro de 2017 o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - ICMBio tem o Emerson Leandro em seu quadro sendo responsável pelo Monumento Natural do Rio São Francisco - MONA.
Em ação de proteção no Pará - Foto: Emerson Leandro

No dia 25 de maio de 2020, o Diário Oficial da União publicou uma série de nomeações e na nomeação número 493 menciona o EMERSON LEANDRO COSTA DE OLIVEIRA, para exercer o cargo em comissão de Chefe de Unidade de Conservação II, do Núcleo de Gestão Integrada - ICMBio Paulo Afonso, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ficando exonerado do cargo comissionado que atualmente ocupa.

É um desafio maior para o senhor Emerson, que com a criação do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Paulo Afonso, fica na mesma coordenação o Monumento Natural do Rio São Francisco e a Estação Ecológica Raso da Catarina, são unidades de conservação administradas pelo Instituto e cada uma tem sua particularidade, além de ambas terem uma extensão territorial enorme.

O Monumento Natural do Rio São Francisco, criado pelo Decreto Presidencial em 05 de junho de 2009, está inserido no bioma Caatinga às margens do Rio São Francisco, com uma área de 26.736,30 hectares, abrangendo os municípios de Paulo Afonso - BA, Delmiro Gouveia - AL, Olho d’Água do Casado - AL, Piranhas - AL e Canindé de São Francisco, e tem uma função de preservar o ecossistema natural de relevância ecológica e beleza cênica, como os Cânions do Rio São Francisco e demais espécies da fauna (macaco-prego-galego, tatu-bola....) e flora, com a possibilidade de realização de pesquisa científica e desenvolvimento de atividade de educação ambiental, e recreação em contato com a natureza, como o turismo ecológico, além de permitir a pesca artesanal e a agropecuária de baixo impacto em área já utilizadas para este fim antes da criação do MONA.

Já a Reserva Ecológica Raso da Catarina, criada pelo Decreto nº 89.268, de 3 de janeiro de 1984, e sua área aumentada pela Portaria Nº 373, de 11 de outubro de 2001 tem a destinação de Estação Ecológica, passando a denominar-se Estação Ecológica Raso da Catarina, localizada no Estado da Bahia nos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé, totalmente inserida no bioma Caatinga e com uma extensão territorial de 104.844,40 hectares, com o objetivo de preservar a natureza e de realização de pesquisas científicas, e é o habitat da Arara-azul-de-lear, o local é de acesso difícil e é restrito a finalidades educacionais e científicas. Depende de autorização prévia, do ICMBio.

Nisso após esta na chefia do MONA, por cerca de dois anos e meio, o senhor Emerson Leandro, fez uma gestão que se destacou, primeiro por dar continuidade a todos os projetos que estavam em desenvolvimento no Monumento, ampliar o diálogo com as comunidades tradicionais, pescadores, empresários, instituições de ensino, sociedade civil e o Poder Público, buscou projetos de melhorias para a Unidade como, brigada de incêndio, sinalização e outros, fortaleceu o Conselho Consultivo do Monumento Natural do Rio São Francisco, ampliou a fiscalização em parcerias com órgãos importantes com os órgãos municipais de meio ambiente dos municípios, o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas - IMA e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais - IBAMA estas ações o destacaram e agora este reconhecimento veio do órgão ICMBio que o indica para esta nomeação e ficando na coordenação do ICMBio em Paulo Afonso, a frente da gestão das duas unidades de conservação por meio do sistema de gestão integrada.

Acreditamos que tudo isso é muito positivo para o ICMBio em Paulo Afonso, e principalmente para a Gestão Ambiental das duas Unidades de Conservação. O desafio não é pouco, mas contando com o apoio da população, poder público, sociedade civil organizada, instituições de ensino e empresas locais, o nosso meio ambiente será preservado e recuperado, Boa sorte Emerson Leandro em sua nova jornada.

Postada em 14/06/2020 15:38
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Haroldo Almeida

1

Novo coronavírus

Alagoas tem 62,2 mil casos de Covid-19: 1,5 mil mortes, 7,2 mil doentes e 53,4 mil curados

2

Boletim atualizado

Delmiro Gouveia tem 567 casos de Covid-19: 83 estão doentes, 15 morreram e 469 se curaram

3

Em flagrante

Homem é preso depois de ser encontrado com arma na cintura dentro de bar em Batalha

4

Boletim atualizado

Delmiro Gouveia tem 563 casos de Covid-19: 86 estão doentes, 15 morreram e 462 se curaram

5

Jairo Ribeiro

Sonho da água está mais próximo para quilombolas de Monteirópolis

6

Fraude e prejuízo

São José da Tapera: 162 servidores públicos receberam irregularmente o auxílio emergencial

1

Senadinho

Movimentações para composição de chapa com Ziane Costa agitam bastidores da política

2

Impedido

Prefeito de Mata Grande está inelegível, segundo advogado e ex-desembargador do TRE/AL

3

Jota Silva

Hélio Brandão, um homem de palavra cuja morte foi sentida até pelos adversários políticos

4

Fraude e prejuízo

São José da Tapera: 162 servidores públicos receberam irregularmente o auxílio emergencial

5

Eleições 2020

Pesquisa indica eleição de Tenorinho Malta com larga vantagem sobre adversários em Inhapi

6

Em maceió

Ex-funcionário da Fábrica da Pedra, delmirense morre com suspeita de Covid-19

1

Impedido

Prefeito de Mata Grande está inelegível, segundo advogado e ex-desembargador do TRE/AL

2

Em maceió

Ex-funcionário da Fábrica da Pedra, delmirense morre com suspeita de Covid-19

3

Não resistiu

Mulher esfaqueada mais de dez vezes em Senador Rui Palmeira morre em hospital

4

Violência no Sertão

Homem é encontrado morto em povoado de São José da Tapera

5

Jota Silva

Hélio Brandão, um homem de palavra cuja morte foi sentida até pelos adversários políticos

6

Aglomeração de pessoas

Denúncia leva Polícia a interromper festa e recolher aparelho de som em Delmiro Gouveia