A informação de que o Dr. Raul Santos não é mais secretário de Finanças de Delmiro Gouveia não pegou a todos de surpresa. Os acontecimentos recentes já davam uma pista da mudança feita pelo prefeito Padre Eraldo no alto escalão de sua gestão.
À frente das Finanças, Dr. Raul estaria realizando travamentos financeiros que seriam responsáveis pela má prestação de serviço de algumas secretarias, prejudicando a administração.
Uma fonte do blog informou que o prefeito está disposto a realizar diversas mudanças na estrutura administrativa, com o objetivo de engrenar o projeto de melhorias que propôs ao povo delmirense.
A mesma fonte revelou que alguns secretários a quem Padre Eraldo deu muita confiança não estariam conseguindo desempenhar um bom trabalho, tornando-se um “peso morto” na gestão. Dr. Raul seria apenas o início da reforma almejada pelo gestor.
O chefe do Poder Executivo Municipal estaria determinado a trocar o comando das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (Lurdinha), Saúde (Ib Pita) e Infraestrutura (Pedrão). Quem seriam os substitutos ainda é um mistério.
Algumas mudanças já foram feitas. Na Educação, o professor Idnael Lima é o novo secretário-adjunto. Ele substitui a professora Cleonice, que agora é coordenadora de Educação, mesma função que Idnael assumia antes de tornar-se adjunto.
O diretor de Transportes da Educação, Pitágoras, agora também assume a Diretoria de Transportes da Saúde, que antes era comandada por Regis.
Assim como no caso da mudança nas Finanças, o assunto ainda é tratado com delicadeza pela Assessoria de Comunicação do município, que não confirmou nenhuma das alterações, mas também não as negou.
Vale lembrar que nos primeiros seis meses já houve mudanças na Secretaria de Administração, que era chefiada pelo vice-prefeito Gabriel Varjão, passou para Clênio Sandes e depois para Marconi Freire. Também mudou a Secretaria de Planejamento, que era gerida por uma empresa de consultoria, passou para o vice Gabriel, depois para Otília e, por fim, para Moisés Aguiar.
Na Saúde, João Silveira foi substituído pelo adjunto, Ib Pita. Arnóbio Gomes foi exonerado da Diretoria de Transportes da Educação, sendo substituído por Pitágoras, que era chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos, chefiada por Patrícia Brasil. Na Diretoria de Cultura, Janaína foi substituída por Robéria.
Também houve mudança no primeiro semestre na Comunicação, que era comandada por Samir de Sena e passou para o blogueiro Ferreira Delmiro. Samir foi nomeado secretário-adjunto de Governo.
Quase todos os que foram substituídos pelo prefeito permaneceram na gestão, assumindo outras funções. Talvez isso seja um consolo para quem está na mira de Padre Eraldo.
O fato é que essas alterações geram um paradoxo para a população. Para algumas pessoas, elas demonstram que o prefeito está firme no comando da gestão, mas para outras significa que ele está perdido na administração da maior cidade do Sertão alagoano.
Se irá se arrepender ou não dessas decisões, se as mudanças irão dar certo ou não, somente o tempo dirá.
E você, acredita que, com uma reforma no secretariado, Padre Eraldo vai conseguir mudar os rumos de sua gestão? Comente abaixo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.