O pastor Sandro Lemos, da Igreja Batista, rejeitou o convite para ser secretário municipal de Ação e Desenvolvimento Social de Delmiro Gouveia no lugar da secretária Lurdinha. A informação foi confirmada ao blog por uma pessoa muito ligada a ele.
Sandro era a grande aposta do prefeito Padre Eraldo para alavancar a Secretaria, mas, por outro lado, o pastor tinha que optar por permanecer à frente da congregação que exigi-lhe dedicação exclusiva ou chefiar a pasta para a qual foi convidado. Para quem conhece o pastor, sabe que a escolha foi óbvia.
Lurdinha já está ciente de que está na mira de Padre Eraldo e também deve saber que a frustrada tentativa de trocá-la pelo pastor enfraquece-a ainda mais no comando da Secretaria. Porém, não é apenas isso que pesa contra ela na Assistência Social. Há quem diga que a secretária, apesar de ter formação em Serviço Social, não estaria dando conta do serviço.
Isso tem sido comprovado com os vexames ocorridos em várias ocasiões durante a atuação dela junto aos moradores das 369 casas, a demora para tirar do papel o convênio com as entidades sociais do município, a desorganização estrutural da pasta e até o atraso de pagamento do aluguel de prédios funcionais da Secretaria. Por outro lado, a folha de pagamento da pasta é uma das mais inchadas da esfera administrativa.
E para completar a “lasqueira no caminho da ribeira”, as pessoas experientes que foram designadas para ajudar a secretária não estariam querendo mais trabalhar ao seu lado. Pelo menos é o caso da auxiliar-técnica Niedja Moura, que não aguentou mais a convivência com ela e pediu para sair da função, afirmando que retorna apenas quando a pasta mudar de comando.
A insatisfação não é apenas dos “colegas” de trabalho de Lurdinha, a população também tem demonstrado descontentamento. E ela sabe disso, todavia, pode ser que esteja se convencendo em devaneio de que a culpa não é dela.
Nessas circunstâncias, Lurdinha sabe também que não tem mais jeito, que mais cedo ou mais tarde será exonerada. Para facilitar para o amigo prefeito – que tem ganhado ponto com as mudanças recentes -, a secretária Lurdinha pode entregar a pasta. Se bem que, apegada ao cargo como é, é pouco provável que faça isso.
Talvez ainda lhe reste a esperança de que consiga “amolecer” o coração do prefeito, por quem lutou com “unhas e dentes” durante a campanha vitoriosa. Não há dúvidas de que ela é uma grande merecedora do reconhecimento de Padre Eraldo, mas tem que compreender que o gestor é quem decide quem fica ou não na gestão.
E você, acha que a Assistência Social precisa mesmo de novo comando? Comente abaixo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.