Wellington Amâncio

Quem é Wellington Amâncio ? Professor, fotógrafo, escritor e músico; mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB; especialista em Ensino de Filosofia (UCAM); graduado em Pedagogia e em Filosofia (UNEB).

Eu gosto mesmo é do sorriso

Leon, um jovem homem de retidão inspiradora
 06/07/2024 10:02    07/07/2024 10:42    Wellington Amâncio
Compartilhe nas redes sociais

Eu gosto mesmo é do sorriso, nem pisco os olhos para observá-lo, e com a maior satisfação do mundo!

Observo atento. Um, dois, três, quatro sorrisos e vou contato e desejando mais. O melhor é quando vem um sorriso atrás do outro, sem demorar muito, olhando nos olhos para agradecer, porque em silêncio todo sorriso é muito sério, é valioso e grato. Não é como uma gargalhada que busca uma troça. Um sorriso não tem interesse, mas é reconhecimento. É uma oferta caridosa, que nos sara e nos reconforta.

Para usar uma palavra difícil, o sorriso é “polissêmico”, por dizer muito. É algo complexo, porque não diz com palavras e objetivamente, mas você o entende. Está sempre anexado ao contexto, ao momento e é relembrado como numa fotografia da memória. Somente o entende aqueles que o vivencia, isto é, quem sorri, quem recebe o sorriso e quem de fora entende feliz a cena como um gesto de amizade no cotidiano. Daí se ganha o dia.

Quem sorrir para mim me abençoa, me agradece e lança sobre a minha vida uma porção dos seus melhores afetos, das suas melhores energias. Quem me lança um sorriso me faz merecedor, justificando o meu dia. Eu sou grato.

A brevidade de um sorriso não importa, porque a gente anda com ele o dia todo, dentro da mente, lembrando da sua imagem e se sentindo favorável às pessoas ao nosso redor. E quando se recebe um sorriso, este logo se torna parte das suas posses e você faz o que bem entender com esta “moeda forte”, pois quem o recebe sabe investir, cuidar e multiplicar esta riqueza dentro da memória.

Eu tenho um caderno especial que eu mesmo revesti com plástico colorido. Anotei 72 sorrisos até o momento —

“Um menino de cerca de três anos escorregou perto de mim, na padaria. Eu, para a minha felicidade, consegui segurar seus  bracinhos com cuidado para ele não bater, quem sabe, a cabeça e  sentir dor. Seus pais sorriram agradecidos, portanto, mais dois sorrisos neste fim de  tarde.”.

“Saindo do Banco vi uma mãe e seus dois filhos recostados na parede. Ela fala comigo. Vou à lanchonete próxima. Sucos de laranja e pastéis (não muito nutritivo, embora seja o que temos para a ocasião). O menino diz ‘Uaaau!’ com os olhos sorridentes, quando abre a sacola. Todos sorriem, que maravilha”. Anotei, três sorrisos. Bom dia.

Não sei se estas histórias fazem me parecer uma pessoa um tanto pretensiosa, que fala das benevolências muito pequenas que pratica, porque não se deve dar com a mão direita que a esquerda saiba. Porém, se eu digo todas estas coisas a você que se interessa por elas, é seu interesse em ser útil que te faz não ser parte da “Mão esquerda”; você realmente é da “Mão direita”, você é um  A.C. S. (Agente Cultivador de Sorrisos). E afinal, para falar a verdade, no fundo eu não dei nada. Eu apenas recebi sem pedir. Pelo mínimo esforço eu recebo muito, é uma questão de sorte. Os sorrisos são lançados sobre a minha vida, para a minha felicidade. Portanto, realmente eu tenho muita sorte!

E de novo anoto em meu caderno revestido de plástico colorido —

“Hoje de manhazinha saí de moto para comprar pão. Um moço num Corsa preto me pergunta onde se localiza a UPA. Em seu carro estão uma garotinha e sua esposa que me observam timidamente. Eu digo  Dobre à esquerda. Depois à direita e mais uma vez à direita e siga em frete... Não. Vamos. Eu levo o senhor até lá. Paro a moto e aponto à UPA. O motorista sorrir acenando com o braço direito. Portanto, mais um sorriso para iniciar o meu  dia. Sigo à padaria com a imagem do sorriso dentro dos olhos.”.

Geralmente quem me sorri olhapara mim e diz “Deus te abençoe!”. Eu sei que nesta pequena oração intercessória, com a força mesma do seu sorriso, tenho certeza que Deus recebeu a oração de gratidão de quem eu possa fazer estes pequeníssimos benefícios. E para falar a verdade, no fundo eu não fiz nada. Eu apenas recebo sem pedir. Por mais que eu faça é sempre muito pouco, porque eu deveria fazer muito mais, e ainda assim o prêmio é muito maior: um sorriso. Então, eis a minha gratidão pelo seu sorriso de gratidão da pessoas. No final, todo mundo ganha., todos andamos à Mão direita.

Por fim, após deste texto, eu pergunto se você anota num caderno todos os sorrisos que você recebe. Se não anota e se lembra, você tem excelente memória.Você tem sorte.

Foto: Copilot
  Tags
*O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
  Comentários   Comentar
*O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelo teor dos comentários escritos por nossos leitores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Mais de Wellington Amâncio
CARREGANDO...
CambioCompraVendaVariação
Dólar6,08946,09010.0781
Euro6,43206,44000.0699
Delmiro Gouveia, AL Agora: 25ºCMáx: 36ºCMín: 21ºC Tempo nublado. umidade: 79%


Enquete

Você está satisfeito com o vereador ou vereadora em quem votou na última eleição?

Sim 14.29%
Não 85.71%
Resultado Final

Instagram