“A Edições Parresia tem a honra de apresentar ao público interessado 03 novos livros de autores Alagoanos.”
Apesar do novo seguimento em Delmiro Gouveia, a editora vem trabalhando para se consolidar como mais uma via de acesso à realização de escritores delmirenses, alagoanos e brasileiros. O trabalho vem rendendo frutos.
O livro “O Sertão em Dirceu Lindoso”, do mestrando (UFAL) José Carlos Rodrigues dos Santos apresenta pesquisa biográfica/bibliográfica e uma entrevista com talvez o maior antropólogo das Alagoas, falecido em outubro de 2019, aos 87 anos.
O livro “Novos Poetas Alagoanos — cena dois”, em sua segunda edição revisada, é ofertado ao público interessando. Consta de poetas já consolidados nas redes sociais, sites e blogs, pela profundidade e intensidade dos seus versos.
Outra grande novidade da editora é a publicação do livro infantil “O barco na tempestade”, de André Gustavo Lemos Ferreira, que o escreveu e o ilustrou. O pequeno autor é natural de Mata Grande e nasceu em 2013. É filhos de José Fagner e Marcy e irmão Guilherme, seus grandes incentivadores.
Ainda sobre a Edições Parresia, tudo começou em 2016 com a publicação do seu primeiro livro. Hoje são pouco mais de uma dezena de títulos, em tiragens sob demanda, quase sempre circulando entre acadêmicos, Núcleos de estudo de universidades espalhados pelo pais, em sites de vendas como Amazon, Siciliano, e Livraria Cultura, e num círculo ainda seleto de amigos da editora.
O ponto auto se deu com a publicação da coletânea “Novos poetas Alagoas — cena um”, organizada pelo Prof. Wellington Amancio. E consta de 13 poetas convidados. A coletânea fez destacar-se nomes como Leo Barth, Mayk Oliveira e Clara Costa, que têm livro autoral para publicação em Maio. Por exemplo, os dois autores já citados têm obras publicadas em revistas especializadas, no Brasil e exterior. Aliás, a editora mantém a estratégia promocional de publicação parcial da obra dos seus autores. Em dezembro de 2019, por exemplo, fora publicado, em revista internacional, um artigo crítico de livro da editora (“O Reneval”), por duas discentes da UFAL, do 5º período de História, Giselma dos Santos Torres e Vanessa Biserra Pereira.
Outra novidade é que em Maio (em data, locais e horas a serem divulgados) ocorrerá grande evento cultural que percorrerá cidades e povoados tais como Arapiraca, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia.
Tal evento é idealizado por docentes e discentes da Universidade do estado de Alagoas, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Alagoas, Sebrae e algumas prefeituras. Neste evento haverá uma Feira Literária, e o stand da Edições Parresia se fará presente. A “dimensão literária e musical” do Evento está sendo organizada pelo Prof. Dr. Márcio Ferreira, por Wellington Amancio, Mayk Oliveira, Leo Barth, entre outros. Vá prestigiar!
Enfim, o contributo da editora é atender a demanda cultural literária de Delmiro Gouveia, uma cidade de perfil cosmopolita, universitário e intelectual o por tradição, e ainda, os poetas, contistas, cronistas e romancistas espalhados pelas Alagoas e por todo o Brasil.
Esperamos novidades, tais com o 1º Prêmio Literário Virgílio Gonçalves, a publicação de revista de arte e literatura em Delmiro Gouveia, e o livro “Roubei teu girassol”, de Nay Lima.
Utilize o formulário abaixo para comentar.