O prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo (PSD), trocou o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), líder do governo de Renan Filho (MDB) na Assembleia Legislativa (ALE), pelo também parlamentar Francisco Tenório (PMN), vice-presidente da ALE. O anúncio foi feito durante um encontro promovido pelo gestor, neste domingo (10), no povoado Pedrão.
Padre Eraldo justificou durante discurso que tentou manter a aliança política com Ronaldo Medeiros, mas que foi ele quem não quis.
“Tínhamos um compromisso, e todos vocês são testemunhas do nosso esforço para mantermos. Dialogamos, mas não quiseram mais o nosso apoio, por isso estou apresentando o Francisco Tenório, que se comprometeu em lutar por melhorias para Delmiro, inclusive já esteve na sexta-feira com o governador para que sejam iniciadas, nos próximos dias, obras importantes para o município, entre elas a pavimentação de mais de 7 km de vias”, explicou.
Em discurso, Francisco Tenório defendeu a gestão de Padre Eraldo, citando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e comprometendo-se a ajudá-lo a recuperar as finanças e a administrar a cidade. O parlamentar também citou o deputado Ronaldo Medeiros em sua fala.
“Estive com Marx Beltrão e o governador Renan Filho, comuniquei aos dois o meu entendimento com Padre Eraldo e que a partir daquele momento eu estaria também trabalhando junto com o prefeito para que a gente possa melhorar Delmiro Gouveia. Também procurei Ronaldo Medeiro para dizer que ele abandonou Eraldo e que agora eu estou junto com o prefeito. Não sei se ele gostou, mas entendeu”, discursou.
Eraldo foi eleito com o apoio de Ronaldo Medeiros, mas, quando assumiu a prefeitura, desentendeu-se com o parlamentar. Apesar disso, os dois vinham tolerando um ao outro, até que o deputado decidiu romper de vez com o prefeito e iniciou na imprensa uma série de críticas contra a gestão do padre.
Rompido com o prefeito, o emedebista foi acolhido por um grupo de oposição recém formado por ex-aliados do chefe do Poder Executivo Municipal. O emedebista aposta nos novos apoiadores para resgatar parte do prestígio que conquistou no município, durante a campanha de Eraldo.
Antes mesmo de assumir o racha com Ronaldo, Padre Eraldo chegou a conversar com o deputado estadual Isnaldo Bulhões Filho (MDB), mas, como o parlamentar santanense pretende disputar uma vaga na Câmara Federal, e o prefeito de Delmiro já tem compromisso com a família Beltrão, resolveu aproximar-se de outro integrante da Casa de Tavares Bastos.
O deputado a quem agora o prefeito declarou apoio está no quarto mandato. Ele foi eleito pela primeira vez em 1995, se reelegeu em 1998 e em 2002. Nas eleições de 2006, foi eleito deputado federal, tentou a reeleição em 2010, mas não conseguiu. Voltou à ALE, em 2015.
Francisco Tenório, muito conhecido também como Chico Tenório, tem 55 anos de idade e é natural de Chã Preta, em Alagoas. Antes de ingressar na política, fez carreira como delegado da Polícia Civil (PC/AL), instituição da qual está licenciado.
Estiveram presentes no encontro deste domingo os vereadores Geraldo Xavier (PSD), Henriqueta Cardeal (DEM) e Pedro Paulo (PT), além do ex-ministro do Turismo e deputado federal Marx Beltrão (PSD), pré-candidato a senador, acompanhado do irmão Maykon Beltrão, que vai tentar uma vaga na Câmara Federal.
Utilize o formulário abaixo para comentar.