Luiz Eugenio, candidato do PCO ao governo do RJ, afirmou nesta terça-feira (18) que pretende dissolver a PM e criar milícias armadas de moradores para enfrentar a violência. O metalúrgico aposentado foi o sétimo entrevistado na série de sabatinas do G1 e da CBN.
“Na questão de prevenção, a gente é pela dissolução da PM. A gente é, por exemplo, pela formação de uma milícia armada da população”, afirmou Luiz Eugenio. “O estado se arma cada vez mais pelo estado de repressão. Traz o Exército, traz polícias especiais, traz diversas formas de reprimir mais. A violência vai gerar mais violência”, continuou.
O candidato explicou que as comunidades têm uma convivência, “todo mundo conhece todo mundo”. “Se essas corporações forem indicadas pelos moradores, sabatinadas pelos moradores, eles vão ter muito mais inserção e eficiência do que simplesmente chegar e combater essa violência com mais armamento”, disse.
“Eu acho que o estado tem que ser um aliado dele. Nesse caso, o estado vai suprir as necessidades que forem, de mais armamento, alguma coisa, mas dirigida pelos próprios conselhos de moradores. Há exemplo disso na polícia da Suíça. Lá é uma corporação armada das comunidades, do povo”
Educação
O candidato do PCO defende o fim do vestibular. “Não é normal a pessoa fazer o primeiro ano, faz o segundo ano... por que ele tem que ser sabatinado para ir para poder ir para a faculdade? Eu acho que todos nós ganharíamos com isso, com acesso livre para a educação”, disse.
Finanças
Luiz Eugenio afirmou que pretende rever as isenções fiscais. “A gente vai descobrir que o estado tem dinheiro, que o estado é rico, mas que é mal gestado, ele é de interesses alheios aos da população”, disse.
Relação com o Legislativo
O candidato destacou a importância de uma Alerj aliada. “Se a gente ganha para governador e tem uma Alerj toda oposta, fica difícil governar”, disse. “A essência da solução está na mobilização. Se o povo inteiro encher a Alerj de seus membros ali, vão ver a cara de cada um e o que eles fazem ali”, emendou. “Só assim que a gente vai estar dando solução para sair dessa crise”, continuou.
Lava Jato
Para Luiz Eugenio, o juiz federal Sergio Moro age a mando "de imperialistas". "Eu acho que a Lava-Jato é uma agência do SNI que veio para o Brasil para, principalmente, destruir o pré-sal, as nossas riquezas, levar a Petrobras e toda a nossa economia".
O SNI é o Serviço Nacional de Informações, agência criada em 1964 para coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e exterior. Foi extinta em 1990.
Pinga-fogo
É a favor da cotas nas universidades? Sim
Quer acabar com a concessão do metrô e dos trens? Não
Vai morar no palácio guanabara? Não pensei
Vai reduzir o número de secretarias? Não pensei
Vai aumentar o salário dos policiais? Não pensei nisso também
É a favor da legalização da maconha? É uma discussão
É a favor de expandir o transporte das barcas? Sim
É a favor do armamento da popução? Sim
É a favor dos mandados coletivos em operações policiais? Não
Utilize o formulário abaixo para comentar.