O deputado estadual Eduardo Antônio Macedo Holanda, mais conhecido como Dudu Holanda (PSD), enviou um pedido de desistência da candidatura ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), nesta segunda-feira (17), horas antes do julgamento de sua candidatura que, por essa razão, acabou não ocorrendo.
Holanda, que está em seu segundo mandato como deputado estadual, obteve 10 votos em Delmiro Gouveia, nas eleições de 2014.
A candidatura de Dudu Holanda seria julgada pelo TRE/AL, nesta segunda-feira (17), porque o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com um pedido de impugnação no dia 20 de agosto deste ano.
Segundo o MPE, ele registrou a candidatura conforme o edital do processo eleitoral, mas não havia capacidade eleitoral passiva, já que o candidato foi condenado em uma ação penal e tem processo julgado.
Dudu Holanda havia sido condenado, em dezembro de 2017, a três anos e cinco meses de prisão e à perda de seus diretos políticos, devido a uma agressão contra Paulo Corintho, em 2009, quando ambos eram vereadores por Maceió. Na confusão, ocorrida em uma festa, Holanda mordeu e arrancou um pedaço da orelha de Corintho.
Com a desistência da candidatura, Dudu Holanda encerra seu segundo mandato como deputado estadual em janeiro de 2019 e perderá o foro privilegiado.
Antes de ser eleito deputado, ele tinha sido vereador por Maceió por quatro mandatos seguidos, de 1997 a 2011 – no caso da última legislatura na Câmara, ele renunciou na metade do mandato para assumir o cargo de deputado estadual.
Utilize o formulário abaixo para comentar.