Um reator nuclear parado há mais de cinco anos, desde a catástrofe de Fukushima, foi reativado nesta sexta-feira (12) no Japão. Ele deverá começar a gerar eletricidade na segunda (15). Até então apenas dois reatores seguiam em operação.
A companhia Shikoku Electric Power informou que o reator número três de sua usina em Ikata - 700 km a sudoeste de Tóquio - alcançará seu nível operacional total em dez dias.
O abastecimento de eletricidade para a rede comercial começará em setembro, depois de verificações finais.
Antes do tsunami de 2011, quando a água invadiu a central nuclear de Fukushima, provocando o maior desastre nuclear mundial desde Chernóbil, em 1986, havia 54 reatores nucleares em operação no Japão.
Após as perícias, o governo decidiu fechar definitivamente 12 reatores nucleares e suspender a operação dos demais enquanto eram realizados trabalhos para melhorar a segurança. Posteriormente, foram reativados os reatores Sendai 1 e 2, que eram os únicos em operação até o momento.
Outras duas unidades que tinham começado a operar no início do ano, Takahama 3 e 4, foram paralisadas semanas depois por uma ordem judicial. A maioria da população japonesa se opõe à reativação das centrais nucleares impulsada pelo governo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.