Mais de 2 mil eleitores do Sertão de Alagoas podem ter o título de eleitor cancelado a partir do dia 17 de maio deste ano, por não terem votado nas três últimas eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), cada turno do pleito é considerado uma eleição.
Segundo a 19ª Zona Eleitoral (ZE), 425 pessoas foram registradas como faltosas nas eleições em Santana do Ipanema e em Olivença foram 98. Em Batalha, segundo a 29ª ZE, o número registrado foi 152, em Belo Monte 50, já em Jacaré dos Homens, 51 pessoas estão com pendências com a Justiça Eleitoral.
A 32ª Zona Eleitoral divulgou que o número de pessoas faltosas nas eleições em Olho D’água do Casado é 84 e em Piranhas o registro é de 229. Em Delmiro Gouveia 415 pessoas estão com pendência, segundo a 40ª ZE.
De acordo com a 51ª ZE, o número de pessoas faltosas nas eleições em São José da Tapera é de 382. Já em Carneiros, 117 eleitores estão com pendências, e em Senador Rui Palmeira o registro é de 166.
O TRE/AL informou que, para regularizar a situação, as pessoas que estão com os nomes nas listas expostas nos cartórios eleitorais municipais deverão ir até eles entre 2 de março e 2 de maio.
Ainda segundo o TRE/AL, o eleitor deve comparecer ao cartório com um documento com foto para comprovar a identidade, título eleitoral, comprovantes de votação, justificativas ou com os comprovantes dos pagamentos das multas.
A reportagem do Correio Notícia manteve contato com as zonas eleitorais dos outros municípios que compõem o Sertão de Alagoas, mas a maioria ainda não tinha realizado o levantamento das pessoas faltosas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.