A caatinga é um dos biomas Brasileiros, os outros são Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Pantanal. O nome Caatinga é de origem indígena que significa Floresta Branca em Tupi. Sua característica principal seu clima semiárido e que influencia a sua vegetação que a maior parte dela nos vastos períodos de seca elas perdem suas folhas e tem uma alta capacidade de recuperação quando se chove, é muito comum ver uma região seca e quando chove está totalmente verde e cheia de vida em poucos dias.
O bioma tem um área de cerca de 850.000 km² que equivale a 11% do território nacional e 70% da região Nordeste, e está presente nos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio grande do Norte e Sergipe, a Caatinga está em sua maior parte na região Nordeste, só uma pequena parte está na região Sudeste no estado de Minas Gerais. Uma particularidade é que só o Ceará que o estado é totalmente dentro do Bioma, e a Caatinga faz limite com outros três biomas do Brasil, Amazônia, cerrado e Mata Atlântica.
Sendo um local totalmente adaptado a realidade de pouca chuva, A importância deste Bioma é que ele é único no mundo, e só existindo no Brasil em comparação com outros ambiente semiáridos, existentes no mundo a Caatinga apresenta uma maior biodiversidade que tem espécies endêmicas da fauna e da flora, que só existe aqui, por isso são únicas.
Os desafios para a caatinga é a pouca fiscalização, controle e monitoramento pelos órgãos oficiais de preservação ambiental, além da exploração predatória deste bioma por segmentos econômicos que não visam com a devida importância. É extremamente desvalorizado, por não ter um padrão de beleza que é encontrado em outros pontos que a mídia e os roteiros turísticos famosos no mundo não tem, a caatinga foi estigmatizada como um ambiente pobre e sem perspectiva, ou oportunidade, por isso que até hoje não se tem estudos profundos nas espécies nativas de fauna e flora, como também uma catalogação mais precisa. Outra questão que deixa a caatinga como um bioma que deve ser preservado é o seu fator de recuperação após ser degradado, onde as espécies nativas são muito frágeis e necessita de uma atenção bem maior em processos de reflorestamento, por termos um período de chuvas bem menor que dos demais biomas e nosso solo ser boa parte de origem cristalina.
Aos poucos a realidade tem mudado, a sociedade tem se conscientizado mais, e hoje temos muitas organizações desenvolvendo um trabalho brilhante prol a caatinga, as escolas trabalhando o tema mais profundamente, as universidades e demais instituições de ensino, voltando seus estudos para a nossa realidade, o bioma tendo reconhecimento em nível nacional e mundial, órgãos públicos de nível nacional, estadual e municipal tendo ações voltadas à proteção, recuperação e a preservação da Caatinga.
Mas diante tudo atualmente a identificação com a sua realidade, seu local tem tomado força, ou melhor ouso a criar um termo Caatingnidade, que o reconhecimento de que a caatinga é única, é nossa, somos caatingueiros, nordestinos, e que temos orgulho disso, e é isso que temos que passar para as presentes e futuras gerações.
FELIZ DIA MUNDIAL DA CAATINGA
Utilize o formulário abaixo para comentar.