De um sorriso fácil no rosto, uma simpatia acolhedora, uma educação encantadora e junto com a beleza, a jovem Maria Rosa Barbosa Santos de 20 anos, ou “Rosa” para os conhecidos, é uma jovem de família batalhadora e simples, e que está com a responsabilidade de representar Delmiro Gouveia, o Sertão, o Bioma Caatinga e o Estado de Alagoas no concurso de Miss Terra Brasil, que é um concurso de escala mundial que tem suas versões em cada país, mas com a causa socioambiental como o foco principal do concurso.
Em uma entrevista para o Canal no YouTube do Sertão Ambiental, a delmirense pareceu bem descontraída e respondeu as questões que foram levantadas e depois de falar mais detalhes com ela, realizamos esta pequena entrevista.
Além da pequena apresentação feita, quem é Maria Rosa Barbosa Santos?
Rosa: uma garota simples, batalhadora, que tem na família um espelho para sua vida.
Me fala um pouco da sua família?
Rosa: O pai é mais calmo e tranquilo e sua mãe é do tipo que gosta de se antecipar nas atitudes, ambos são bem diferentes, mas se completam, tenho duas irmãs mais velhas e duas sobrinhas e sou neta de dona Cilla do cafezinho com quem aprendeu o gosto pela natureza.
Em que ano tudo começou e se tem o apoio?
Rosa: Comecei muito jovem aos 13 participando de um concurso e mesmo estando na categoria adulta ficou em destaque, e a partir de então aos poucos sua carreira foi avançando.
Como começou seu gosto pela proteção ao meio ambiente?
Rosa: muito do gosto pelo meio ambiente veio de minha avó, com quem aprendi a cuidar de plantas, do jardim e que ela é uma pessoa de um grande coração e que tem um olhar muito sensível para a natureza e isso eu tenho como inspiração.
Como é o concurso que você está participando?
Rosa: é o concurso Miss Terra Brasil, é uma versão nacional do concurso internacional do Miss Earth, que é um evento ambiental internacional que canaliza a indústria de entretenimento de concursos de beleza como uma ferramenta eficaz para promover a consciência ambiental, será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2021 em Manaus, onde antes seria em Salvador, e ficava bem mais facil, por isso estamos com esta campanha.
Quantas pessoas estão representando Alagoas?
Rosa: Somente eu estou representando o nosso estado na categoria principal do evento, tem uma amiga de Santana do Ipanema que também está participando mas é em outra categoria, boa sorte para ela.
Como você acha que um concurso de beleza pode ajudar com o meio ambiente?
Rosa: No Miss Terra Brasil é um concurso de beleza, mas primeiro tem a causa, e o concurso tem um forte direcionamento ambiental, e vai muito dos participantes terem suas causas socioambientais e ajudar a sua comunidade, é isso que penso, e todos podemos e devemos ajudar o meio ambiente.
Qual a sensação de ser uma das únicas representantes de Alagoas, do Sertão, do bioma Caatinga, e de Delmiro Gouveia?
Rosa: Muito boa, mas também, de muita responsabilidade, onde eu estou levando não só o meu nome, mas sim do nosso povo, as pessoas que não conhecem a região vão ter em mim a referência daqui, e isso sim é uma grande responsabilidade e uma honra.
Como nós podemos ajudar sua pessoa a vencer esta etapa do concurso?
Rosa: Preciso de apoio para ir ao concurso que será nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2021, mas será no Amazonas na cidade de Manaus, é um local um pouco distante, anteriormente seria na Bahia na cidade de Salvador, mas mudou aí os custos aumentaram muito. Mas diante tudo estou tendo muitos apoios, e isso é tão gratificante! Só tenho a agradecer e se alguém quiser agradecer, peço que diante de qualquer coisa orações é o mais importante e o que preciso, e se puder e quiser pode ajudar pelo pix de minha mãe Pix (82) 981754374 Ruberlanja Barbosa Pereira. E me segue em meu instagram @rosabarboosa e tambem o instagram do evento para ter mais detalhes @missearthbrasil
Agradecemos e desejamos boa sorte, que vencedora ela já é por ter sua família ao lado na construção do seu sonho!!
Segue o link da Entrevista dela no canal do Sertão Ambiental
Utilize o formulário abaixo para comentar.