Sérgio Xavier é jornalista, ex-secretário de meio ambiente de Pernambuco e atual consultor sênior do Centro Brasil no Clima. Ele é nordestino, residindo em Recife, Pernambuco, mas é natural de Paulo Afonso, na Bahia. Sérgio Xavier tem um histórico relevante na região e recebeu reconhecimento de alguns municípios, que o agraciaram com o título de cidadão.
O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é um organismo oficial criado pelo Decreto 9.082 de 2017, que tem como objetivo assessorar o presidente da República no tema das mudanças climáticas. O fórum conta com a participação de ministérios, agências reguladoras, bancos, governos estaduais, governos das capitais, Câmara dos Deputados, Senado Federal e sociedade civil.
Sérgio Xavier assume a função que era ocupada por Marco Antônio Fujihara desde o ano anterior. Suas atribuições estão definidas no Decreto 9.082/2017, incluindo a organização da pauta e a divulgação das atas das reuniões do fórum, o estímulo ao diálogo entre os setores envolvidos, a constituição das câmaras temáticas, a definição do plano anual de trabalho e a interlocução com o Grupo Executivo sobre Mudança do Clima.
Parabenizamos Sérgio Xavier por sua nova missão e acreditamos em seu potencial para desempenhar esse papel importante. Sua nomeação é motivo de comemoração para a região do Alto Sertão, especialmente nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde nos sentimos representados.
Anexo I
Segue o trecho do Decreto 9.082/2017 que fala das atribuições:
Art. 9º O Fórum receberá apoio administrativo do Ministério do Meio Ambiente e, eventualmente, de outros órgãos e entidades e contará com um coordenador-executivo, da sociedade civil, designado pelo Presidente da República, a quem caberá:
I - organizar a pauta e tornar públicas as atas das reuniões do FBMC;
II - promover o diálogo e o entendimento entre os órgãos públicos, o setor empresarial, as entidades da sociedade civil e o setor científico-acadêmico;
III - constituir as câmaras temáticas e convocar suas reuniões; e
IV - definir e dar publicidade ao plano anual de trabalho.
§ 1º Para cumprimento de suas atribuições o coordenador-executivo poderá solicitar o apoio técnico necessário dos órgãos e das entidades participantes, das entidades governamentais, do setor privado e do setor científico-acadêmico.
§ 2º O coordenador-executivo indicará um coordenador-executivo adjunto, que o representará em instâncias colegiadas e demais atividades.
§ 3º Caberá ao Ministro de Estado do Meio Ambiente divulgar junto aos órgãos do Governo pertinentes as contribuições do FBMC, das suas câmaras temáticas e dos grupos de trabalho.
§ 4º O coordenador-executivo do FBMC manterá interlocução permanente com o Grupo Executivo sobre Mudança do Clima - GEx, a quem caberá coordenar a análise das propostas do FBMC pelos órgãos federais.
Anexo II
Conforme Decreto 9082/2017 a relação das entidades que participam do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima
Utilize o formulário abaixo para comentar.