A pesquisa é idealizada por membro do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, que quer entender como está a gestão ambiental nos municípios Alagoanos de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas, além de Canindé de São Francisco de Sergipe, Paulo Afonso na Bahia e Jatobá em Pernambuco.
A escolha destes municípios veio pelo fato da influência e ligação com o Alto Sertão de Alagoas. Vale Ressaltar que outros municípios podem participar, desde que deixe expresso no campo Outros, no nome e estado.
A coleta de informações consiste na opinião dos internautas sobre como a gestão ambiental pela administração pública está sendo desenvolvida, ou melhor explicando, como as prefeituras estão tratando o tema meio ambiente em sua gestão.
Com 22 perguntas, que passa desde uma identificação do município, a relação do pesquisado, e questões básicas pessoais, para os principais problemas e qual a estrutura de gestão ambiental tem no referido município. Uma das perguntas mais importante é que como cada um participante da pesquisa pode contribuir prol do meio ambiente.
O interessante deste questionário que se inspira Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais que foi lançado em 2007, e que indica parâmetros para os municípios brasileiros se ajustem com seus sistemas de gestão ambiental, conforme seu porte.
O foco do questionário são os eixos de atuação, que são: 1) Monitoramento, controle e fiscalização; 2) Jurídico: Legislação Local, Estadual e Federal; 3) Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia; 4) Urbanização, Recursos Naturais e Energia; 5) Gerenciamento de Resíduos: Sólidos, Líquidos e Gasosos; 6) Autorização e Licenciamento Ambiental e Outorga; 7) Planejamento Ambiental e Sistema de Informação.
Esta pesquisa estará disponível por 30 dias contados a partir do dia 11 de abril e até o dia 11 de maio de 2020, e quem pode participar, qualquer pessoa que tenha um interesse em opinar sobre a gestão ambiental nos municípios apontados e não só os munícipes podem responder o questionário, pessoas que tem uma ligação com o município e queira.
Após a coleta de informações a ideia é publicar um documento para cada município pesquisado com ideias e sugestões de melhoria e uma análise dos dados levantados, para cada, com recortes específicos, entre classe sociais, gênero e faixa etária, qual a melhor abordagem a ser feita e como cada setor está trabalhando o meio ambiente.
Então acreditamos que é uma ferramenta valiosa para entender a gestão ambiental pública e ter os caminhos para melhorar cada vez mais.
Então é só clicar neste link https://forms.gle/zPpq2JNRbs8mTNit9 e deixar a sua opinião.
Utilize o formulário abaixo para comentar.