Por conta da pandemia causada pelo CORONAVIRUS (COVID 19), e como ação de evitar a infecção de pessoas o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, emitiu um Oficio Circular com instruções do Ministério do Meio Ambiente e da Presidência da República. Nesse oficio, será suspensa a visitação pública nas Unidades de Conservação Federais pelo período de uma semana, a contar de 17 de março de 2020.
Com isso, a Chefia do Monumento Natural do Rio São Francisco - MONA, Emerson Leandro, emitiu o Ofício Circular SEI nº 2/2020-MONA Rio São Francisco/ICMBio, que suspende a visitação pública nas Unidades de Conservação – UC. Neste caso, o MONA solicita apoio às Prefeituras, Associações e outras Instituições na comunicação aos prestadores de serviço e visitantes que realizam/realizariam passeios no território da UC, além disso, informa que está seguindo orientações do Ofício Circular SEI no 12/2020- GABIN/ICMBioCircular.
Com esta medida, as agencias de turismo ficam impedidas, além de suas receptivas organizações, de desenvolver atividade de visitação no território da Unidade de Conservação.
Ressaltamos que o Monumento Natural do Rio São Francisco é uma unidade de conservação que esta as margens do Rio São Francisco nas cidade de Paulo Afonso – BA, Delmiro Gouveia - AL, Olho D´Água do Casado – AL, Piranhas – AL e Canindé de São Francisco – SE. O Monumento foi criado em 2009, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, que possui sede em Paulo Afonso – BA.
O Coronavirus (ou COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China, e desde então se espalhou por todo o mundo, infectando e causando milhares de mortes. Essa epidemia deixou a população mundial em alerta, pois é de origem pouco conhecida e não possui um tratamento eficiente, além disso, o vírus pode ser transmitido da mesma forma que uma gripe comum.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou esta situação atual como uma Pandemia, que é quando uma doença (ou um vírus) causa infecção em uma área geográfica superior a países e continentes, onde é uma ameaça de ordem global. Dessa forma, mesmo o Alto Sertão de Alagoas não ter registrado casos de Coronavirus, se faz necessário ter ações de prevenção coletivas para garantir uma maior segurança a nossa sociedade.
Utilize o formulário abaixo para comentar.