Com a intenção de confundir o eleitor, pessoas já identificadas manipularam o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito divulgado recentemente em Pariconha e estão divulgando os números fraudulentos nas redes sociais.
No levantamento original, realizado pelo Instituto Inova Pesquisas e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) sob o número AL 01121/2020, o candidato Tony de Campinhos (PP) lidera a disputa pela prefeitura com 53,2% contra 25,4% de Alvoni Feitosa (MDB) e 4,7% de Nina Cacique (PCdoB). Indecisos são 16% e Brancos/Nulos 0,7%.
Já na fraude o percentual de Tony de Campinhos foi atribuído a Alvoni Feitosa, isso é, quem praticou o crime eleitoral o fez pensando em induzir o eleitor a pensar que quem estava na liderança era o candidato do MDB, que, na pesquisa verdadeira tem apenas 25,4% de intenção de votos.
O candidato Tony divulgou um vídeo na manhã desta terça-feira (10), repudiando o ocorrido e avisou que vai tomar as medidas cabíveis para que os autores da fraude sejam punidos.
Vale salientar que manipular pesquisa e divulgar resultado fraudulento é crime eleitoral previsto na Lei nº 9.504/97, com pena de detenção de seis meses a um ano e de multa de 170 mil a 342 mil reais.
Utilize o formulário abaixo para comentar.