O presente texto busca somar bons procedimentos a serem adotados por pacientes de covid em hospitais durante os dias de internamento, ou que estejam em casa em acompanhamento médico (lembrando que é muito melhor estar em um hospital especializado).
Antes de adotá-los pergunte ao seu médico sobre a eficácia destes.
Afirmo que os dois primeiros procedimentos ouvi de médicos, de fisioterapeutas, de enfermeiras e de pacientes. Os demais procedimentos aprendi com pacientes e enfermeiros(as).
Para salvar o infectado com covid de situações muito adversas é preciso interná-lo em hospital especializado o quanto antes, logo que se apresentem os sintomas graves da covid. É preciso convencê-lo deste protocolo, esclarecendo que não se trata de “internamento de UTI” ou de “internação para intubação” (me desculpem pelo “uso leigo” destes termos). A internação aos primeiros sintomas graves. Este seria o protocolo de emergência. Não acredito em tratamento domiciliar de covid com infecção pulmonar, mesmo com os remédios apropriados.
Boa sorte a todos.
1º Procedimento — Pare de tagarelar
No Facebook vi gente ofegante mandando mensagens de vídeo pelo Whatsapp relatando seu quadro grave. Que absurdo!
Enquanto estive internado no HE vi um senhor conversando no celular durante a manhã e tarde. Não sei se por "causa e efeito", mas, pela noite, precisou receber oxigênio por um tubinho no nariz e ser acompanhado constantemente por enfermeiros e médicos. Falou-se em levá-lo à UTI. No dia seguinte foi à UTI para observação.
Segundo o que vi, ouvi e vivi, aconselho fazer o máximo de silêncio (visto que falar espalha o vírus, mesmo com o uso de máscara que deve ser constante). Mude o chip do seu celular, faça um grupo de Whatsapp apenas para a sua família, que por sua vez repassará as informações do seu quadro clínico aos amigos e conhecidos. Mantenha-se em silêncio, poupe seus pulmões. Eu penso que falar faz os pulmões inflamados vibrarem causando talvez algum dano; para falar é preciso inflar os pulmões, acho que isto os agride bastante. Faça movimentos apenas necessários no primeiro dia. Tente descansar, dormir. Fale apenas o suficiente com médicos e enfermeiros.
Segundo o que me ensinaram, quando internado, ao adotar muito descanso, isto é, resguardar-se e fazer bastante silêncio, geralmente, quando tudo corre a favor, possibilitará sentir uma melhora patente no segundo dia após tratamento. Normalmente os efeitos dos remédios e a aproximação da cura se tornam evidentes.
2º Procedimento — Posição de prona
A posição de prona consiste deitar-se de bruços. Esta é parte do tratamento de pacientes com covid-19, segundo artigo da Secretaria do Estado da Saúde, como você pode ler neste Link
Passar boa parte do tempo de bruços (decúbito ventral) dá descanso e espaço aos pulmões para respirar. Segundo me informou um médico, boa parte dos pulmões estão nas costas. Deixar as coisas livres é essencial para que o pulmão infle melhor trazendo alívio respiratório ao paciente e ajudando-o na recuperação dos pulmões.
Notei de imediato a verdade deste Procedimento Prona e senti meu quadro clínico evoluir positivamente.
3º Procedimento — mantenha-se protegido
Use máscara enquanto estiver internado. Use álcool para higienizar as mãos quando for ao banheiro, antes e depois de tocar na maçaneta, na pia, na torneira, ou quando apertar a descarga. Borrife álcool no assento do vaso sanitário antes de assentar e de sair.
4º Procedimento — Exercício respiratório
Sempre que possível, sem forçar os pulmões, faça o seguinte exercício: Inspire “como quem cheira uma flor e expire ao modo de soprar uma vela” — ensinaram-me com estas palavras. Ou seja, Inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca. Pode-se fazer tal exercício por algum tempo, sobretudo se se sentir bem. Pergunte ao médico, ao fisioterapeuta, sobre os seus benefícios.
5º Procedimento — Higienize-se em tempo hábil
Às vezes é um tanto difícil permanecer por algum tempo no banheiro tomando banho. Estando de pé, fica-se mais ofegante nos dois primeiros dias hospitalizado. Se puder tomar banho sentado numa cadeira de plástico o faça, e até mesmo acompanhado de um enfermeiro, se precisar. Antes do banho, prepare todo o material, mantenha-se sentado um pouco, se possível e faça o 4º procedimento. Nós homens adotamos o seguinte procedimento de higienização: Ainda sentados da cama colocávamos sabonete líquido nos cabelos, nas axilas, no rosto (cuidado com os olhos), e nas partes íntimas, para ganhar tempo no banheiro. No terceiro dia, com a melhora do quadro clínico, retornávamos aos nossos banhos mais longos.
6º Procedimento — Beba muita água
A recomendação é que se beba ao menos dois litros d'água por dia. Eu bebia mais durante o dia e menos quanto mais se aproximar a noite. É recomendável não beber água uma ou duas horas antes de dormir, a não ser que você queira acordar muitas vezes à noite para ir ao banheiro.
Beber água é essencial para o funcionamento do corpo. Veja nesta importante matéria da Faculdade de Medicina da UFMG, clicando aqui.
De acordo com Andrea Pereira, nutrólogia do Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 60% do corpo humano é formado por água. O organismo produz, em média, sete litros de líquido por dia — entre saliva, suco gástrico e bile — e o intestino absorve nove litros. "Então, a conta não fecha. Por isso é preciso a ingestão de água".
7º Procedimento — Ouça música instrumental
Diante do apresentado acima você pode achar que este último procedimento é uma besteira. Não, não é verdade. Certas músicas acalmam a mente, que por sua ver atua no coração, nos batimentos cardíacos, diminuindo-os para menos de 80 por minuto, quando deitado. Por fim, com o corpo relaxado a respiração melhora muito — e é possível maiores níveis de saturação, conforme o oxímetro pode indicar, segundo aferição de médicos e enfermeiros. Não sou médico, mas o médico deve corroborar com a necessidade de um “estado de calma” para facilitação da cura da covid.
Eis aqui duas indicações de música instrumental que fizeram bastante sucessos entre nós paciente do HE:
Meu desejo é que este texto seja útil para você. Antes, certifique-se com os médicos acerca dos benefícios de tais procedimentos acima apresentados. Acredito que eles aprovarão.
Por fim, gostaria de apresentar uma importante sugestão à Secretaria da Saúde do Município e à UPA, duas instituições que têm demonstrado um serviço essencial e determinante à nossa comunidade. Recomendo que solicitem ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA) os protocolos de tratamento de covid para não intubado. O HE é um hospital especializado no tratamento da covid e vi muitos sucessos por lá, assim como em Delmiro Gouveia. Seria de grande valia iniciar um intercâmbio, enviar um pequeno grupo com pessoas especializadas da área da saúde para um breve estudo dos procedimentos do HE, no intuito de incorporar mais informações, procedimentos e remédios aos nossos protocolos atuais de tratamento da covid, que reconhecidamente também estão salvando vidas em Delmiro Gouveia.
Dedico este pequeno artigo ao Pastor Eraldo Lopes, à Pastora Ana e à minha família
Em memória do Reverendo Leonardo Tomaz
Utilize o formulário abaixo para comentar.