Os benefícios corporativos são cada vez mais usados pelas empresas, sejam pequenas ou grandes, como uma ferramenta de sucesso. Não precisamos nem dizer que eles são fundamentais na promoção do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores e colaboram para manter boas equipes de trabalho. Até porque é valorizando o capital humano que as metas organizacionais são alcançadas com mais facilidade, certo?
Benefícios corporativos são vantagens que uma empresa oferece a seus funcionários além do salário. Eles podem incluir plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, auxílio-creche e programas de desenvolvimento profissional, por exemplo.
Os benefícios empresariais, como também são chamados, consistem em uma forma de atração e retenção de talentos, além de ser uma forma de garantir o bem-estar dos funcionários. Eles podem ser oferecidos de forma obrigatória, como é o caso do vale-transporte, ou de forma opcional, o que acontece com o convênio médico - normalmente escolhido junto de um corretor de plano de saúde.
A oferta de benefícios corporativos, obviamente, varia de acordo com a cultura da empresa, seu setor de atuação e tamanho.
Existem vários tipos de benefícios corporativos que as empresas podem oferecer aos seus funcionários. Abaixo, listamos três que estão em alta:
O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido por empresas para a equipe visando garantir acesso a serviços de saúde privados com custos mais acessíveis ou gratuitamente. Geralmente, os colaboradores podem incluir seus dependentes diretos, como cônjuges e filhos.
É uma prática que consiste em realizar exercícios físicos leves e específicos durante a jornada de trabalho. Os benefícios da ginástica laboral são diversos, como prevenção de lesões, melhora da postura e aumento da disposição.
A ideia de ter apenas 4 dias de trabalho por semana é uma tendência crescente em várias partes do mundo. Com a evolução das tecnologias e a preocupação com a qualidade de vida, muitos trabalhadores têm buscado alternativas que permitam um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Hoje em dia, os profissionais do mercado estão atentos às vantagens que a organização pode oferecer, e isso acaba se tornando um diferencial para que a empresa seja mais atraente, valiosa e, consequentemente, requisitada.
Além disso, a escolha certa do pacote de benefícios resulta em colaboradores mais satisfeitos, menos estressados e com melhor qualidade de vida, o que influencia diretamente na sua relação com o trabalho. Sem falar que o turnover é reduzido, visto que o time está feliz e quer continuar por lá. Há ainda o aumento natural da produtividade interna, pois os profissionais se sentem mais engajados com as tarefas desempenhadas e trabalham mais motivados.
Por fim, temos a redução das taxas de absenteísmo, especialmente quando é fornecido plano de saúde. Um funcionário tende a se ausentar com menor ou nenhuma frequência, visto que tem oportunidades para marcar exames e consultas logo que precisar e fora do expediente.
No mundo de hoje, não dá para negar que para se destacar devemos pensar à frente dos outros, correto? Por isso, os benefícios se tornaram tão essenciais para empresas do mundo todo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.