Cerca de dez anos após o último concurso público, o município de São José da Tapera deverá ter um novo certame. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (25) pelo prefeito Jarbas Ricardo (MDB), através de uma live.
Apesar do áudio ter sido de baixa qualidade, em um local com muito barulho, motivando muitas reclamações e chegando a causar dúvidas na fala, nesta live o prefeito, que costumeiramente não as salva em sua conta pessoal no Instagram, disse que esta semana esteve reunido com os vereadores do município, anunciando que na terça-feira (29) encaminhará ao Legislativo a solicitação para o concurso, para que seja analisada e votada na sessão da quinta-feira (1º). Ainda segundo Jarbas, os próximos passos serão licitar a empresa responsável pelo concurso, abrir as inscrições e realizar o certame, que deverá acontecer no próximo ano.
Embora esteja no comando do munícipio pela terceira vez – assumiu pela primeira vez em 2008 – Jarbas afirmou durante a live que ainda não tem os números de vagas a serem preenchidas, alegando que isso ainda será alvo de um estudo técnico de cada secretaria municipal. Em relação aos cargos, o prefeito também não foi específico, citando apenas que o certame deverá abrir vagas para procurador do município, pedagogia, infantil, história, matemática, história, artes, educação física, cuidador, guarda municipal, médicos, técnico de enfermagem, enfermeiros, tratoristas, motoristas de ambulância, garis e serviços gerais, que, ainda segundo Jarbas, estuda a possibilidade da função de serviços gerais ser unificada pelas funções de vigilante e merendeira.
O prefeito, que por ter vencido a eleição em 2020, completará, ao final do mandato em 2024, 36 anos da família Ricardo e de aliados no comando de Tapera, enfatizou que o concurso será “universal” ou, qualquer pessoa de qualquer Estado poderá, se atender aos requisitos solicitados, disputar uma das vagas.
Mas, enquanto a prefeitura anuncia a possibilidade de um concurso público para o Executivo, o prefeito Jarbas se esquiva de instigar a realização de um certame para a criação de um legítimo corpo funcional para a Câmara Municipal de Tapera. Desde sua criação, o Legislativo Municipal mantém silêncio em relação a um concurso público, precarizando seu quadro funcional.
Acontecendo no próximo ano, o concurso deverá ser o maior “cabo eleitoral” de Jarbas Ricardo às vésperas das eleições municipais de 2024, quando o prefeito deverá, novamente, ser candidato a reeleição, ficando a um passo da mesma família completar 40 anos comandando do mesmo município. Nesta trajetória, destaca-se que Jarbas, que já foi diretor financeiro da Imprensa Oficial, foi preso em setembro de 2019 pela Polícia Federal (PF), durante a fase ostensiva da Operação "Casa Abandonada".
O prefeito, que responde a processo na Justiça Federal, que corre em segredo de Justiça, é acusado de comandar uma quadrilha responsável pelo desvio de R$ 5.476.785,42, entre os dias de 13 e 30 de dezembro de 2016, referentes a parte do pagamento do precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), na Prefeitura de São José da Tapera. O dinheiro desviado fazia parte dos R$ 31.890.000,00 creditados na conta da Prefeitura de Tapera a título de pagamento do precatório do antigo Fundef.
Utilize o formulário abaixo para comentar.