Depois de algumas semanas com o Brasileirão da Série A em destaque esta semana as atenções se voltam novamente para a Copa do Brasil, o segundo mais importante torneio de futebol do país. O sorteio realizado no início do mês de junho definiu os confrontos eletrizantes das oitavas de final e nem os melhores sites de apostas podem prever com precisão quem são os favoritos em confrontos tão equilibrados que incluem clássicos regionais.
A abertura das oitavas de final começa com o clássico goiano na próxima quarta-feira, 22 de junho, trazendo Atlético Goianiense e Goiás se enfrentando as 19:00. No mesmo dia, se enfrentam ainda Bahia e Atlético Paranaense, na Arena Fonte nova as 19:30. De volta aos clássicos regionais se enfrentarão também Fortaleza e Ceará, as 20 h, na Arena Castelão. Completando os jogos da Quarta-Feira mais dois clássicos de pegar fogo entre Corinthians e Santos, as 21:30 na Arena Corinthians e Atlético-MG e Flamengo, no mesmo horário, no Mineirão.
Já na quinta feira, 23 de junho, se enfrentarão as 19h Fluminense e Cruzeiro no Maracanã, América-MG e Botafogo em Minas Gerais, e São Paulo e Palmeiras as 20h no Morumbi.
A imprensa esportiva especializada já afirma que essa será uma das oitavas de final mais disputadas da história da competição com tantos clássicos estaduais definidos no sorteio. Com um equilíbrio tão grande entre as equipes o fator casa poderá ser decisivo para definir quem avançará para as quartas de final. E pelo sorteio terão a vantagem de decidir em casa, em meados de julho, Cruzeiro, Flamengo, Santos, Palmeiras, Atlético-PR e Botafogo. No caso de Atlético-GO x Goiás e Fortaleza x Ceará, os estádios onde são mandados os clássicos são os mesmos para ambas as equipes.
A Copa do Brasil tem a tradição de ser também considerada um atalho para a classificação para a Libertadores. Muitas vezes equipes que se encontram fora da zona de classificação direta para a competição sul-americana através da Série A do Brasileirão conseguem conquistar a Copa do Brasil obtendo assim a vaga para a principal competição continental para os clubes do país. E embora o Brasileirão ainda se encontre no primeiro turno, neste momento, dentre as equipes participantes das oitavas de final estão fora da zona de classificação Atlético-MG, Ceará, Fortaleza, Flamengo, Fluminense, América-MG, Botafogo, Goiás e Atlético-GO. Completam a lista das equipes que neste momento estariam fora da classificação para a Libertadores o Cruzeiro e o Bahia, que disputam a série B do Brasileirão.
Se o Brasileirão terminasse hoje, das equipes remanescentes na disputa da Copa do Brasil estariam classificados para a Libertadores hoje somente Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Atlético-PR.
Outra curiosidade é que as oitavas de final da Copa do Brasil este ano contam com grandes campeões da competição. Um deles é o Cruzeiro, maior vencedor da Copa do Brasil em todos os tempos. Apesar de estar na série B do Brasileirão no momento, o clube de Minas Gerais já conquistou a Copa do Brasil em seis oportunidades. Na sequência, entre as equipes que permanecem vivas na competição vêm Palmeiras, com quatro conquistas, Flamengo e Corinthians, com três títulos cada, Atlético-MG, com uma conquista e Fluminense, Atlético-PR e Santos, cada um com um título.
Fortaleza, Ceará, Goiás, Atlético-GO, Botafogo, América-MG, Bahia e São Paulo nunca venceram a competição. Entretanto, algumas destas equipes já chegaram à final da competição tendo ficado com um amargo vice-campeonato. Foram elas o Goiás, em 1990, o Ceará, em 1994, o Botafogo, em 1999 e o São Paulo, em 2000.
Em 1990, o campeão foi o Flamengo, que derrotou a equipe do Goiás em Juiz de Fora, no jogo de ida, por 1 a 0, e posteriormente sagrou-se campeão após um empate sem gols em pleno Serra Dourada lotado.
Já em 1994, quando o Ceará ficou com o vice-campeonato, a decisão foi contra o Grêmio, com um empate sem gols no primeiro jogo no Castelão, e uma derrota por 1 a 0 no antigo estádio Olímpico. Até hoje os torcedores do Vovô relembram esta final e se queixam de um pênalti não marcado para a equipe que poderia ter dado o título ao Ceará.
Em 1999, em outra final recheada de polêmicas, o Botafogo acabou perdendo o título para o Juventude com uma derrota por 2 a 1 no Sul, e um empate sem gols em um Maracanã lotado com mais de 100 mil pessoas. Fechando a lista dos vice-campeões, o São Paulo perdeu o título em 2000 para o Cruzeiro após um empate sem gols no Morumbi e derrota por 2 a 1 em Minas.
Para 2022, as possibilidades seguem em aberto e no momento é impossível apontar qualquer favorito. Se teremos esse ano um campeão inédito, alguém conquistando a vaga para a Libertadores através da competição após um Brasileirão ruim ou se algum daqueles clubes acostumados a levantar a taça da competição vencerá novamente, só saberemos no final do ano. Até lá, resta somente torcer para o seu clube do coração!
Utilize o formulário abaixo para comentar.