O novo prefeito de Água Branca, Zé Carlos (PSDB), poderá ter problemas com a Câmara de Vereadores durante sua administração. É que a mesa diretora do Poder Legislativo Municipal será composta por quatro edis da oposição.
A chapa que disputa o comando da Casa Legislativa foi definida da seguinte maneira: Cargilson Lacerda (PC do B) - presidente, André de Noé (PMDB) - Vice-presidente, Manu Dorinha (PRB) – Primeiro secretário e Zé Paulo Pedreiro (PMDB) – Segundo secretário.
O grupo que teve Paulo Campos (PMDB) derrotado na disputa pela prefeitura elegeu oito vereadores, mas dois deles ainda não teriam se decidido se irão permanecer na oposição ou integrar a bancada do novo prefeito, que elegeu apenas três vereadores.
O laço familiar com a primeira dama estaria deixando Professor Carlos (PMDB) confuso. Ele é tio da esposa do prefeito, filha de um irmão dele, mas, por outro lado, tem mantido uma amizade fiel com o ex-prefeito Zé de Dorinha (PMDB), de quem foi vice-prefeito.
Já Tereza Costa (PRB), filha da vereadora Tânia Costa (PRB), ambas já eleitas presidentes da Câmara Municipal, estaria interessada em comandar novamente a Casa, e esse seria o motivo da indecisão dela para apoiar a chapa lançada pelo grupo político dos Dorinhas.
O fato é que, independentemente da escolha deles, o grupo da oposição tem garantido o voto de seis dos 11 vereadores, mínimo de votos que garante a eleição da mesa diretora apresentada. Os outros dois votos que se somariam ao dos componentes da chapa seriam de Pedro Freire (PRB) e Zé de Sula (SD).
Por outro lado, se Professor Carlos e Tereza Costa decidirem se juntar a Horlandinho de Neuza (PSD), João de Vicentina (PDT) e Graça da Farmácia (PSB) na bancada governista, a situação do novo prefeito pode não ser tão ruim.
Com a eleição para presidente tida como certa, o vereador Cargilson Lacerda, que já foi líder do governo que está findando e nunca presidiu o Legislativo Municipal, diz que sente “uma grande responsabilidade em representar o Legislativo Municipal, os 11 vereadores e povo”.
“Fui líder de bancada e fiz oposição ao governo, e, com isso, ganhei mais experiência. Mas, vou precisar consultar a população para que possamos fazer os seus desejos, como também preciso do apoio da imprensa, das instituições e todos que venham para somar e trazer boas opiniões para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”, concluiu.
![]() |
Vereadores eleitos André de Noé, Manu Dorinha, Cargilson Lacerda, Zé Paulo Pedreiro, Pedro Freire e Zé de Sula (foto: divulgação/Redes sociais) |
Utilize o formulário abaixo para comentar.