Quanto mais produtos relacionados a criptomoedas surgem no mercado, como o caso do cassino btc, mais aumenta a demanda por informações a respeito. Cada vez mais as pessoas querem informações sobre ativos digitais. Afinal, trata-se de um tema novo para a maioria das pessoas, o que suscita dúvidas. E nem sempre as formas mais comuns de procurar informações atendem as demandas quando o assunto é criptoativos.
Atualmente, podemos dizer que estamos na “era dos influencers”. Distribuídos em vários nichos e diversas plataformas, como as redes sociais e o YouTube, eles fazem a função de divulgadores de informação pela internet. Dessa maneira, eles oferecem suporte para que muitas pessoas tomem suas decisões.
No caso dos ativos digitais, isso não é diferente. Existem muitos perfis e personalidades nesse nicho em várias plataformas virtuais. Diante disso, pretendemos aqui oferecer um panorama geral a respeito do assunto.
Nos últimos anos, tem crescido em número e em abrangência uma rede de influencers de temas relacionados ao mercado financeiro. Temas relacionados ao mercado financeiro, em particular, e de economia, no geral, costumam ser complexos. Além da linguagem técnica, há muitos conceitos repletos de nuances que tornam o tema um tanto hermético. Dessa maneira, os influencers atuam para tornar esse tema mais acessível.
O papel de influenciadores digitais sobre temas financeiros tem se tornado um assunto importante. Tanto, que a AMBIMA (Associação Brasileira de Entidades do Mercado Financeiro e Capitais) e o IBPad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) vêm monitorando os maiores perfis desse nicho.
Em um país que ainda não adota educação financeira nos currículos escolares, os influencers se estabelecem como referência no Brasil. Eles moldam perfis de investimentos, oferecem informações e ditam tendências para grande parte da população.
O mesmo se pode dizer sobre ativos digitais. Trata-se de um tema complexo, repleto de conceitos e termos técnicos, pouco conhecido por grande parte das pessoas. Por isso, influenciadores digitais, via de regra, são o primeiro contato de muitas pessoas sobre o universo dos bitcoins. O site Bitget, este ano, publicou uma lista com os 10 principais perfis – maioria em língua inglesa – de influenciadores sobre criptomoedas, diante desse quadro.
Mas também há diversos perfis de influencers no Brasil que se dedicam às criptomoedas. Além disso, vários outros que se dedicam ao mercado financeiro, no geral, também produzem conteúdo sobre o tema. Podemos apontar como pioneiras nesse assunto as fundadoras do canal do Youtube site Área Bitcoin, Carol Souza e Kaká Furlan. Desde 2019, atuam informando sobre o mercado de criptomoedas, com linguagem acessível e bom humor.
De lá pra cá, muitos outros perfis surgiram. Um que alcançou grande renome foi o de Sabrina Martins, ou Sabrina Coincidência (perfil @sabrina_coincidencia nas redes sociais). Ela começou a atuar com empreendedorismo na blockchain em 2018. Pouco depois, começou a produzir material educacional sobre ativos digitais, para o grande público. Giovana Simão, fundadora do Allga Cripto e do perfil @bitdasminas também se destaca, produzindo material voltado para quem quer começar no mundo das criptos.
Seria possível citar diversos outros nomes de influencers que tocam no tema dos ativos digitais. Uma com destaque é Rafaela Romano, dona do perfil @disruptivas, nas redes sociais. Ganhadora do prêmio LiveCoins de 2023 como educadora de bitcoin de destaque, defende que os criptoativos podem levar a melhorias sociais.
Repercute também casos como o do influenciador Chico Moedas. Famoso depois de seu relacionamento com a cantora Luísa Sonza, é um famoso investidor em criptomoedas. Outro que se destaca é Caio Vicentino, dono do canal CaioInveste. Diariamente, o canal produz conteúdos, dos mais simples aos mais complexos, sobre criptomoedas. O objetivo é alcançar investidores iniciantes e avançados nos seus conteúdos.
Enfim, há um universo amplo de influencers no universo das criptomoedas. Afinal, trata-se de um tema crescente nos debates e conteúdos produzidos pelo ecossistema de influencers de economia. Dados da Finfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, mostram esse aumento. Segundo eles, as citações a criptoativos aumentou 46% no segundo semestre de 2022.
Por haver um ecossistema amplo, complexo e multifacetado de influencers que tratam de criptomoedas, é preciso estar ciente que há pessoas que não agem com seriedade nesse meio. Aparecem em diversos órgãos de imprensa, por exemplo, notícias de golpes envolvendo influencers digitais. Nesse sentido é preciso reforçar que é importante ter alguns cuidados.
Por exemplo, é preciso sempre procurar influencers a fim de buscar informações. Isso quer dizer que os canais e plataformas de conteúdo sério buscam informar e orientar. No caso, isso significa explicar como funciona o mercado, como dar os primeiros passos, buscar familiarizar conceitos e fundamentos, dentre outros. É preciso sempre ver com ceticismo aqueles perfis que, por exemplo, oferecem lucros muito rápidos e fáceis.
Pensando nisso, a própria Anbima procurou criar regras para a contratação de influenciadores digitais por empresas de investimentos. A motivação é que, sabendo da capilaridade desse ecossistema entre a sociedade, muitos desses influenciadores são enredados em negócios bastante duvidosos. Um exemplo das regras é que influencers deverão informar quando estiverem divulgando conteúdo patrocinado ou em parceria com instituição.
O tema das criptomoedas é complexo. Diante do crescente interesse das pessoas nesse tema, surgem demandas por informações a respeito. Nem todas as pessoas terão tempo ou disposição para acessar estudos mais avançados sobre economia ou mercado financeiro. Além disso, nossa educação financeira ainda é bem restrita. É aí que reside a importância dos influencers.
Influencers sobre investimentos, economia e temas afins vem se dedicando bastante aos bitcoins e criptomoedas, no geral. Muitas vezes, são eles a primeira fonte de informação de pessoas interessadas no tema. Trata-se, atualmente, de um campo que tem uma função social importante. Por isso, é importante
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