A motivação dos colaboradores é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes quando falamos em desempenho das equipes e resultados do negócio. E ela é diretamente influenciada pelo clima organizacional. Visto que o capital humano é o bem mais valioso para que as empresas alcancem seus objetivos, felicidade e satisfação são cruciais para a produtividade.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o tema!
O conceito de clima organizacional é bem simples. Trata-se da combinação de atitudes adotadas por uma organização que impactam a percepção dos colaboradores a respeito do empregador. Deu para sacar? Na prática, são todas as decisões tomadas pela empresa que afetam a maneira com que os profissionais enxergam seu local de trabalho. Esse reflexo pode ser tanto positivo como negativo.
Uma vez que o clima organizacional está intrinsecamente ligado às atitudes da empresa, há vários elementos envolvidos nesse processo. Assim, podemos considerar como pilares os seguintes fatores:
• Capacidade de a empresa em reconhecer os serviços prestados;
• Coerência entre o ambiente e a estrutura fornecida em relação às atividades realizadas pelos funcionários;
•Confiança dos colaboradores em seus líderes e vice-versa;
• Infraestrutura da empresa como um todo.
Desse modo, quando a companhia compreende que essas questões têm reflexo na motivação dos colaboradores e em sua produtividade, conseguem identificar o que precisa ser desenvolvido. O objetivo final é, logicamente, compor uma equipe satisfeita, mais focada e produtiva. O fato se relaciona, ainda, com o People Analytics.
Bom, agora vem a pergunta: como melhorar o clima organizacional? A seguir, tentamos ajudar.
Trabalhar demais não é sinônimo de executar um bom serviço e estar o tempo todo no escritório não significa produtividade. As novas formas de trabalho, com home office, horários flexíveis e redução da jornada já são realidades. Isso proporciona um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fundamental para o bem-estar do colaborador.
Uma das práticas que favorecem o clima organizacional é criar um cardápio de benefícios com, por exemplo, plano de saúde empresarial e ginástica laboral. Esses “privilégios” proporcionam uma sensação de felicidade e acolhimento para a equipe. Os benefícios da ginástica laboral, aliás, são muitos.
O feedback é essencial para a sustentabilidade da empresa e para o cultivo de uma relação harmônica entre os envolvidos. A finalidade é otimizar as habilidades desses trabalhadores, tecendo elogios ao desempenho e melhorando o que ainda está a desejar.
A pesquisa é um método eficiente para o setor de RH mensurar e diagnosticar movimentos de melhorias. E, posteriormente, definir ações que podem contribuir para deixar melhor o clima organizacional ou até mesmo fortalecê-lo.
Caso você tenha se interessado com o fornecimento de um convênio médico, não deixe de considerar a Bradesco Saúde planos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.