O prefeito de Monteirópolis, Elmo Medeiros (PMDB), continua à frente do Poder Executivo Municipal, mesmo uma semana após a publicação, no Diário Eletrônico da Justiça, do afastamento dele do cargo, por determinação do desembargador José Carlos Malta Marques, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Segundo o juiz Alfredo dos Santos Mesquita, da comarca de Olho D’água das Flores, a ordem foi entregue ao oficial de Justiça na sexta-feira (23), por volta das 17h. Porém, de sexta até hoje (26), o prefeito ainda não havia sido localizado pelo oficial para receber o comunicado.
Somente após localizar o gestor e entregar a ele o documento é que a Câmara de Vereadores, que também deve ser informada do afastamento, pode iniciar os procedimentos para dar posse ao vice-prefeito, Elisson Medeiros, que é sobrinho do prefeito Elmo e concorre junto com ele à reeleição.
A decisão do TJ/AL de afastar o prefeito decorre de um processo do Ministério Público Estadual (MPE) segundo o qual o gestor, secretários e ex-secretários municipais estariam envolvidos num esquema fraudulento de desvio de dinheiro público, peculato (art. 312 CP), falsidade ideológica (art. 299 do CP), uso de documentos falsos (art. 304 CP), fraude em licitação (art. 90 da lei 8666/93) e organização criminosa (art. 1º da lei 12.850/2013), além de crimes de responsabilidade previstos no Decreto-Lei nº 201/67.
Utilize o formulário abaixo para comentar.