Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, deflagrada no fim da tarde desta quarta-feira (29), em Delmiro Gouveia, resultou na prisão de um homem acusado de integrar uma quadrilha responsável por vários roubos a estabelecimentos comerciais no município.
Policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar e civis da Delegacia Regional de Polícia (1-DRP) localizaram João Custódio Sobrinho, 36, já no período da noite, no Assentamento Jurema. A localização foi realizada depois de levantamentos do setor de inteligência das duas polícias.
Segundo o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da 1ª-DRP, o preso integrava uma quadrilha especializada em roubos a estabelecimentos comerciais juntamente com os irmãos Claudionor Custódio da Silva e Geraldo Custódio da Silva, 40, além de outro homem identificado apenas como “Flor”. Os referidos suspeitos não foram localizados na operação e são considerados foragidos da polícia.
“Além de aparecer em imagens de videomonitoramento, João confessa participação dele, dos irmãos e do outro comparsa em roubos praticados na cidade, inclusive revela detalhes das ações criminosas”, relatou o delegado regional, que autuou o suspeito confesso por associação criminosa e pediu sua prisão preventiva.
Ainda de acordo com o delegado, João revelou que o grupo criminoso usava nas ações delituosas um carro Mercedes Benz A 160, de cor prata e placa LSU-0258/Alumínio-SP e uma moto XLR, de cor branca e placa não informada, proveniente de roubo em Água Branca. “Além disso, ele também confessou que os irmãos possuem um revólver calibre 38 e uma pistola 380, armas também utilizadas nos roubos”, disse.
Conforme Rodrigo Cavalcanti, os quatro suspeitos praticavam os crimes e depois fugiam para o estado do Mato Grosso, onde ficavam por um tempo. “Na verdade três deles residiam lá e vinham para Delmiro Gouveia apenas para praticar roubos”, finalizou o delegado.
João e o irmão Geraldo já tinham sido presos pela Polícia Militar no último sábado (25), em Delmiro Gouveia, depois de serem encontrados em um carro com um revólver calibre 38 devidamente municiado, mas pagaram fiança e foram liberados. Por outro lado, a prisão deles ajudou às polícias a desbaratarem a quadrilha.
As pessoas que tiveram estabelecimentos roubados ou foram alvos de assalto, devem comparecer à 1ª-DRP, sediada em Delmiro, onde João Custódio da Silva ficou recluso à disposição da Justiça. Os foragidos podem ser denunciados por meio do Dique Denúncia 181.
A ação policial que resultaram na prisão do suspeito foi coordenada pelo major Anaximandro Tenório, comandante do 9º-BPM, e o delegado Rodrigo Cavalcanti. Os trabalhos foram acompanhados pelo delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, gerente de Polícia Judiciária da Área 1, delegado Cícero Lima, chefe do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI-1), tenente-coronel Walter do Valle, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, e o secretário de Estado da Segurança Pública em exercício, Acácio Júnior.
Relacionado:
Homens são presos após serem encontrados com arma de fogo dentro de carro em Delmiro Gouveia
Utilize o formulário abaixo para comentar.