A interrupção nas entregas do Programa do Leite, ocorrida neste sábado (4), prejudica cerca de 300 famílias em Olho D’água do Casado, no Sertão alagoano. Essas famílias são consideradas em situação de vulnerabilidade social e recebiam 4 litros do produto por semana, como uma forma de complemento alimentar e nutricional para as crianças.
O Programa do Leite foi interrompido em todo o estado devido à falta de recursos do Governo federal. Enquanto o Governo do Estado vinha cumprindo sua parte no convênio, os recursos federais foram ficando cada vez mais escassos nos últimos três anos.
Devido a isso, a entrega de 80 mil litros que ocorria diariamente em todos os 102 municípios para 80 mil famílias carentes, totalizando 560 mil litros por semana, passou para 320 mil litros por semana. Ou seja, em vez de receber 7 litros semanais, cada família passou a receber 4 litros.
Na outra ponta, o Programa do Leite fortalece a cadeia produtiva, gerando renda para cerca de 4 mil agricultores familiares, que, organizados em cooperativas, vendem o produto, que era comprado pelo Estado para posterior distribuição às famílias carentes.
Neste fim de semana, o Governo do Estado anunciou que destinaria R$ 20 milhões para manter a ação até o fim de 2019, ou seja, vai manter com recursos próprios, sem depender dos recursos federais.
Sobre a interrupção em Olho D’água do Casado, a prefeitura emitiu nota sobre o assunto. Confira abaixo:
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Olho d' Água do Casado, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, torna público algumas questões relacionadas ao “Programa do Leite”.
Informamos que no último dia 04 de Agosto o fornecimento do leite foi interrompido, devido a corte e falta de repasse de verbas do Governo Federal para o Governo do Estado, desta forma o Governo do Estado assumiu por si só todo programa desde o seu processo de compra a distribuição do produto. Mediante esta situação o Governo de Estado solicitou um prazo até a próxima sexta - feira (10), para emitir nota de esclarecimento e a possível regularização da distribuição do produto para os beneficiários do programa.
A Prefeitura de Olho d' Água do Casado continua com sua estrutura e sua equipe prontas para realizar a distribuição tão logo que a suspensão do leite seja resolvida e o fornecimento restabelecido.
Prefeitura de Olho d' Água do Casado
Prefeito José dos Santos
Secretaria da Assistência Social e da Mulher
Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente
Utilize o formulário abaixo para comentar.