Cada vez mais os países tornam-se parte de um mundo interligado. Diante deste cenário, o profissional precisa estar preparado. Por isso, falar em outro idioma já é tão importante para a carreira quanto a própria formação acadêmica. Saber se comunicar em inglês e espanhol – idiomas mais falados em todo o mundo depois do mandarim – é essencial (e não mais um diferencial, como já foi considerado um dia).
O Brasil é um país gigante, porém, de norte a sul falamos a mesma língua. Apesar das diferenças de sotaques e expressões locais, a língua portuguesa é o nosso idioma oficial. Por isso, o aprendizado de uma língua diferente da nossa é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Muitas áreas do mercado de trabalho exigem o conhecimento de outra língua e, para colaborar com esse aprendizado, contamos com os equipamentos fornecidos pelos avanços tecnológicos.
Com a vinda de grandes eventos esportivos para o Brasil, eis que surgem novas oportunidades de trabalho. Terão mais chances de consegui-las aquelas pessoas que dominam outros idiomas. As Olimpíadas de 2016 reúnem atletas e delegações de mais de 200 países, são estrangeiros de todos os cantos do mundo. Esse encontro de atletas e apaixonados pelo esporte é um intenso intercâmbio cultural, uma vez que a quantidade de turistas que estarão no Brasil será imensa, já que o evento é conhecido mundialmente.
Por fim, falar outro idioma nos ajuda a perceber as diferenças culturais, nos conecta com mais pessoas e nos proporciona estabelecer relações interpessoais. É uma das formas, também, de incrementar nossa carreira profissional e buscar novos desafios.
Utilize o formulário abaixo para comentar.