Numa reunião intermediada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) com representantes da Equatorial Energia Alagoas e da Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal), nesta quarta-feira (24), foi discutido o grande volume de água furtada através de “sangrias” na rede de distribuição e desvio de energia através de “gatos”, constatados em diversos município do Sertão.
Apesar das operações realizadas por técnicos da Casal, com apoio da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que tem autuado pessoas desviando água no Sertão, os casos persistem e o líquido desviado, na maioria das vezes, serve para o enchimento de barragens e irrigações ilegais.
Diante do exposto, a Defensoria Pública irá oficiar o caso no Ministério Público (MP/AL) e na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), para que a situação seja investigada e os responsáveis presos.
Após o encontro, representantes das duas empresas se comprometeram em assinar nos próximos dias um contrato que prevê o aumento da distribuição de energia elétrica, que possibilitará que as bombas de captação de água localizadas na cidade de Pão de Açúcar passem a funcionar durante 24 horas.
Por sua vez, a Equatorial garantiu concluir, até o próximo dia 2, as obras no setor de captação de água capaz de aumentar, com segurança, a distribuição de energia elétrica necessária para o funcionamento ininterrupto das bombas, com isso haverá o incremento de distribuição de água na ordem diária de 5.600 m³, o que representa volume de água suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.
Utilize o formulário abaixo para comentar.