A Prefeitura de Olho d’Água do Casado, cidade banhada pelo ‘Velho Chico’, no sertão de Alagoas, informou que chegou a 30,76% da população vacinada (entre 1ª e 2ª dose) contra a Covid-19, essa marca destaca o município e reafirma o compromisso da gestão no combate à pandemia.
Desde o início da pandemia, Olho d’Água do Casado tomou medidas exemplares, aliando a seriedade e competência nas ações contra a infecção comunitária. Uma série de ações, como as barreiras sanitárias e a busca ativa aos sintomáticos, foram decisivas na garantia da segurança sanitária aos Casadenses.
O momento que vivemos no Brasil, com uma queda no índice de mortalidade por causa das primeiras doses já aplicadas, não pode ser confundido com afrouxamento total das medidas de proteção, por isso, Haragonês Cavalcante, Secretário Municipal de Saúde, destaca o convencimento da necessidade de que a população siga as medidas de proteção “A gestão continua fazendo a sua parte em relação às campanhas educativas de conscientização e de imunização da população”, afirma.
Uma das ferramentas que mais surtem efeito positivo na imunização da cidade é a estratégia do ‘Imuniza Olho d’Água do Casado’, medida que, para o Prefeito petista Zé da Emater, tem sido fundamental, “As equipes de Saúde do município, com o total apoio da prefeitura, vêm realizando o mutirões de vacinação semanalmente que, graças a Deus e o excelente trabalho dos profissionais, garantem resultados positivos”, destaca. Em sintonia com a visão do Prefeito, o Secretário Municipal de Saúde acompanha os bons resultados “O número de pessoas vacinadas está sendo bem significativo.”, completa Cavalcante.
Uma das preocupações da sociedade é a de que os municípios avancem em seus calendários de imunização de forma que as vidas sejam salvas e a economia local possa crescer. Em Olho d’Água do Casado, o Secretário Municipal de Saúde garante que a tática de vacinação contra a Covid-19 é eficaz por ser baseada na realidade local “Investigamos o perfil da cidade e detectamos que o nosso município tem uma população relativamente jovem, por isso procuramos trabalhar mais cedo a vacinação na faixa etária mais baixa, mas sem descuidar dos nossos idosos”, informa.
A população vem a cada dia entendendo as medidas tomadas pela gestão em relação à prevenção e combate a Covid-19, usando máscara, mantendo o distanciamento social, utilizando o álcool em gel, ações que também são frutos do resultado de um trabalho realizado a Prefeitura sendo parceira de setores e intituições, como a Comunicação, Guarda Municipal, Polícia Militar, Infraestrutura, Assistência Social, Educação e outros. Para Zé da Emater, essa tarefa executada de forma coletiva é a melhor opção “trabalhamos de forma integrada para obtermos êxito nas ações de enfrentamento à Pandemia”.
O município tem a marca do Partido dos Trabalhadores na gestão, reafirmando o papel do poder público como ‘fio condutor’ para a superação dos problemas coletivos, posição também que faz com que Zé da Emater compreenda as necessidade de que o Ministério da Saúde haja com mais responsabilidade “O nosso município depende muito do Ministério da Saúde em relação ao envio das remessas dos imunizantes, pois quanto mais vacinas recebermos, mais Casadenses serão vacinados”, explica.
A boa performance da pequena cidade não gera um sentimento de ‘zona de conforto’, mas reforça o empenho no trabalho contra a Covid-19. O Executivo Municipal compreende que “Vacinar pessoas, significa salvar vidas e hoje chegamos nesse patamar de município destaque no estado de Alagoas, com a certeza que estamos dando passos importantes e muito significativos, afinal a vacina é a arma mais importante contra a Covid-19”, diz Zé da Emater.
Utilize o formulário abaixo para comentar.