O aplicativo “Cadê Minha Escola?”, desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil, que atualmente tem como diretor Manoel Galdino, alagoano natural de Delmiro Gouveia, foi o vencedor pelo voto popular do Desafio Impacto Social Google.
Com isso, a iniciativa recebeu R$ 1,5 milhão do Google para reforçar suas ações. O aplicativo monitora a construção de escolas e garante a responsabilidade governamental sobre elas. A entrega da premiação ocorreu na última terça-feira (14).
Segundo o próprio Manoel Galdino, que é economista e tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015, 54% das obras para construção de escolas e creches públicas estavam atrasadas, paralisadas ou abandonadas e registraram atraso médio equivalente a um ano letivo.
Por outro lado, segundo dados de 2014 do Ministério da Educação (MEC), 20% das obras de escolas em andamento foram abandonadas ou paradas e 34% enfrentavam atrasos de 277 dias em média. A maioria dos alunos (83%) frequenta instituições públicas.
Dessa forma, o aplicativo “Cadê Minha Escola?” permite que os cidadãos possam monitorar a construção de creches e escolas com fotos e relatórios e ainda verificar o status dos projetos.
Aplicativo "Cadê Minha Escola?" monitora a construção de escolas e creches públicas no Brasil (Foto - Arquivo Pessoal/Facebook) |
Utilize o formulário abaixo para comentar.