Wellington Amâncio

Quem é Wellington Amâncio ? Professor, fotógrafo, escritor e músico; mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB; especialista em Ensino de Filosofia (UCAM); graduado em Pedagogia e em Filosofia (UNEB).

Introdução à poesia contemporânea em Delmiro Gouveia

 19/05/2019 23:20    16/08/2020 11:44    Wellington Amâncio
Compartilhe nas redes sociais

Paulo Leminski um dia afirmou que “o poeta é uma necessidade orgânica da sociedade”. Na medida desta “necessidade orgânica”, sentida na alma de alguns, dentre os nosso conterrâneos, sempre houve forte expressão literária em Delmiro Gouveia, mesmo que nunca devidamente exaltada. De Virgílio Gonçalves e Ambrósio Queiroz a excelente poetisa Suely Oliveira, de Argemiro Batalha a Maria Queiroz de Sá e Wilma Amancio, e ainda Paulo Soares, Zeca Queiroz, Severino de Souza Neto, temos um caudal iluminadíssimo de importantes poetas, tais e quais os do saudoso Festival da Canção, Oberdan Alves Silva, Marcos Hoffman, Hermância Maria, Renato Buiú, Toninho Carcará, Francisco Mendes (Chico’s Bar), Cicinha Brandão, Aretusa, Luciano Bispo, sem falar dos trovadores, Edson Oliveira, Fredy Clóvis, Sandoval, Ronaldo Macarrão, Nozinho do Xaxado, entre outros. Há ainda os poetas singulares, Alessandra Figueiredo, Oberman Alves Silva, Anderson C. Sandes, Luiz Orleans, Luciano Aguiar, Marlos Ribeiro, Ezequiel Fernando (Quiel) que fazem poesia de grande singularidade. Para tanto, a história da literatura delmirense será contada em futuros capítulos, com imersão na vida e obra de cada um dos nossos artistas.

Foto: Wellington Amancio (Canon 5D Mark III, lente 200mm)
  Tags
*O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
  Comentários   Comentar
*O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelo teor dos comentários escritos por nossos leitores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Mais de Wellington Amâncio
CARREGANDO...
CambioCompraVendaVariação
Dólar5,15155,1522-0.0084
Euro5,51655,5245-0.0197
Delmiro Gouveia, AL Agora: 25ºCMáx: 35ºCMín: 22ºC Tempo nublado. umidade: 79%
KTO
KTO
Slotozilla Portugal
Slotozilla Portugal


Enquete

Você está satisfeito com o vereador ou vereadora em quem votou na última eleição?

Sim 14.29%
Não 85.71%
Resultado Final

Facebook

Instagram