Buscar

Antônio Melo

Compartilhe:
Quem é Antônio Melo? Jornalista com experiência em assessorias, marketing político, portais de notícias e rádio, a exemplo da Jovem Pan e CBN (Sistema Globo de Rádio), onde participou de grandes reportagens, como Copa do Mundos dos EUA (1994) e morte de PC Farias (1996).
Jovens prefeitos podem ser os representantes do Sertão na Assembleia
Eleições de domingo são os preparativos para pleito de 2022
Dalminho e o irmão, Avaninho podem disputar vaga na Assembleia - Foto: Rede Social

A fria e pequena Água Branca, no extremo do Sertão, teve este ano uma das mais emblemáticas eleições dos últimos tempos. Quatro candidatos disputaram os votos dos 15.296 eleitores. Como detalhe um dos candidatos concorreu com a candidatura deferida com recurso e outro renunciou em plena campanha.

A vencedora foi a chapa José Carlos de Carvalho (Progressista) e Ricardo Lima (PDT) com 5.943 votos. Zé Carlos, como é conhecido, foi reeleito. Em 2016 ele venceu com 6.151 votos, ou seja, 1.208 votos a mais que o pleito de agora.

Zé Carlos, que registrou na página de candidatos na Justiça Eleitoral que sua ocupação é ‘prefeito’, derrotou Marcelo Dorinha (MDB), que teve a candidatura deferida com recurso. Filho do ex-prefeito Zé de Dorinha, que renunciou a campanha, Marcelo obteve 3.198 votos.

Longe de lá, em Batalha, a eleição também foi tensa, necessitando que tropas do Exército garantissem que o pleito transcorresse sem violência. O município teve cinco candidatos disputando a prefeitura, mas no domingo, a maioria dos 12.705 eleitores reelegeram Marina Dantas (MDB), com 5.739 votos, ou seja, 200 votos a mais em relação a eleição passada.

Marina, esposa do ex-prefeito e atual deputado estadual Paulo Dantas, derrotou a dupla de professores Luciano Melo (DEM) e Cícero Alexandre (PSC), que obtiveram 3.377 votos. Foi verdadeiramente uma eleição da inexperiência contra o poder econômico. É lógico que, se os dois professores se mantiverem aptos a focarem na política, mantendo seus nomes como legítimos representantes da oposição e se cercando de mais e melhores projetos, criticando os erros e apontando as soluções, os dois terão ainda mais respaldo dos eleitores no próximo pleito. Em resumo, os professores saíram fortes de uma campanha tensa.

Na mesma região, está a cidade de Belo Monte, que, em quase tudo, sofre com as interferências políticas oriundas da vizinha Batalha. Foi uma eleição disputadíssima, onde o uso errado de pesquisas midiáticas, promovidas sem acompanhamento, por muito pouco, não mudaria o destino de dois jovens irmãos.

Dalmo Augusto de Almeida (PTB), o Dalminho, e Avanio Melo Feitosa (PSD), o Avaninho, foram eleitos com 2.713 votos dos 5.789 eleitores. Seu adversário foi o irmão da prefeita reeleita de Batalha, Toinho Cintra (MDB), que obteve 2.152 votos, ou seja, 561 votos de diferença.

Certamente, será uma administração com alguma tranquilidade diante da exemplar gestão do atual prefeito, Claudeval Santana, que, na véspera da eleição, se envolveu num gravíssimo acidente de carro. É fato que Dalminho e Avaninho são vistos até por alguns parlamentares da Assembleia Legislativa que entendem do potencial dos irmãos para disputarem, se quiserem, uma cadeira de deputado, bastando apenas decidirem quem será o postulante e darem início já a um projeto visionário, muito diferente do que foi realizado para a prefeitura. Assim sendo, um dos irmãos pode ser o legitimo representante do Sertão na Casa de Tavares Bastos. É lógico que ainda pode ser cedo para eles, que saboreiam o doce gosto da vitória, mas, se não agirem no fervor das discussões, será certo que outros virão e atropelarão os destinos dos jovens.

Retornando para o extremo do Sertão, destacamos Canapi, com seus 13.355 eleitores. Lá, foi reeleito o engenheiro Vinícius José Mariano (Progressista), o Vinícius Filho de Zé Hermes, e seu vice, o administrador Hermeson Melo (Democratas). A dupla teve 6.621 votos, contra o candidato do PT, Madson Paulino, que obteve 2.583 votos. Destaco que Vinícius e Madson protagonizaram o segundo round da campanha passada, quando Vinícius obteve 5.969 votos e o petista 3.834 votos. Ou seja, se compararmos as duas campanhas, os dois candidatos perderam votos.

Em uma outra pequena, mais acolhedora cidade do Sertão, a eleição não teve surpresas. Carneiros, com seus 6.536 eleitores, reelegeu Geraldo Agra (MDB). Ele teve 3.649 votos, enquanto seu opositor, seu tio, Genivaldo Agra (PTB), obteve 1.055 votos.

Postada em 16/11/2020 14:05
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Antônio Melo

1

Tragédia em Minas

Prefeitura de Mata Grande decreta luto de três dias devido tragédia com ônibus da cidade

2

Caiu de viaduto

Acidente envolvendo ônibus de turismo de Alagoas deixa vários mortos e feridos em MG

3

Boletim atualizado

Disparam números de casos novos e suspeitos de Covid-19 em Delmiro Gouveia

4

Em flagrante

Ação policial resulta na prisão de uma pessoa e apreensão de drogas em Jacaré dos Homens

5

Em flagrante

Mulher embriagada é presa depois de ser flagrada conduzindo veículo em Ouro Branco

6

OPOSIÇÃO

Deputados discordam de cancelamento e proibição de festas de réveillon

1

Pelo telhado

Quatro presos fogem do Centro Integrado de Segurança Pública de Pão de Açúcar

2

Eleições 2020

Bairro Cohab vai ter dois representantes na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia

3

Mais votado

Gato repete votação de 2016, dá troco em Valdo Sandes e se elege vereador em Delmiro

4

Motocicleta apreendida

Sem CNH, garota de 18 anos foge da PM e se esconde em banheiro de posto em Delmiro

1

Escapou por pouco

Vídeo: alagoano natural de Inhapi sofre grave acidente com moto em Goiás

2

Tinha 26 anos

Homem é morto a facadas na porta de casa após discussão em bebedeira em Delmiro Gouveia

3

Ação da pm

Suspeitos de integrar quadrilha são capturados em operação deflagrada em Delmiro Gouveia

4

Boletim atualizado

Com quase 40 doentes e 80 suspeitos, Delmiro Gouveia tem nova onda de casos de Covid-19

5

Morte por causa natural

Mulher morre em casa e família pede ajuda à Polícia Militar em Delmiro Gouveia

6

Intimidação

Policial age com truculência, censura e manda prender jornalista no Sertão de Alagoas