Buscar

Haroldo Almeida

Compartilhe:
Quem é Haroldo Almeida? Ambientalista, observador dos céus, pacifista, nerd-leitor de quadrinhos e curioso por questões sociais.
Comemoração: Dia da Caatinga, bioma único no mundo e é nosso
Comemorar é algo muito importante para a nossa sociedade e porque não lembrar do nosso bioma que tem sua beleza e características únicas, então vamos neste 28 de abril celebrar a Caatinga.
Caboré na arvore as margens do São Francisco - Foto: Haroldo Almeida

A caatinga é um dos biomas Brasileiros, os outros são Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Pantanal. O nome Caatinga é de origem indígena que significa Floresta Branca em Tupi. Sua característica principal seu clima semiárido e que influencia a sua vegetação que a maior parte dela nos vastos períodos de seca elas perdem suas folhas e tem uma alta capacidade de recuperação quando se chove, é muito comum ver uma região seca e quando chove está totalmente verde e cheia de vida em poucos dias.

O bioma tem um área de cerca de 850.000 km² que equivale a 11% do território nacional e 70% da região Nordeste, e está presente nos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio grande do Norte e Sergipe, a Caatinga está em sua maior parte na região Nordeste, só uma pequena parte está na região Sudeste no estado de Minas Gerais. Uma particularidade é que só o Ceará que o estado é totalmente dentro do Bioma, e a Caatinga faz limite com outros três biomas do Brasil, Amazônia, cerrado e Mata Atlântica.

Sendo um local totalmente adaptado a realidade de pouca chuva, A importância deste Bioma é que ele é único no mundo, e só existindo no Brasil em comparação com outros ambiente semiáridos, existentes no mundo a Caatinga apresenta uma maior biodiversidade que tem espécies endêmicas da fauna e da flora, que só existe aqui, por isso são únicas.

Os desafios para a caatinga é a pouca fiscalização, controle e monitoramento pelos órgãos oficiais de preservação ambiental, além da exploração predatória deste bioma por segmentos econômicos que não visam com a devida importância. É extremamente desvalorizado, por não ter um padrão de beleza que é encontrado em outros pontos que a mídia e os roteiros turísticos famosos no mundo não tem, a caatinga foi estigmatizada como um ambiente pobre e sem perspectiva, ou oportunidade, por isso que até hoje não se tem estudos profundos nas espécies nativas de fauna e flora, como também uma catalogação mais precisa. Outra questão que deixa a caatinga como um bioma que deve ser preservado é o seu fator de recuperação após ser degradado, onde as espécies nativas são muito frágeis e necessita de uma atenção bem maior em processos de reflorestamento, por termos um período de chuvas bem menor que dos demais biomas e nosso solo ser boa parte de origem cristalina.

Aos poucos a realidade tem mudado, a sociedade tem se conscientizado mais, e hoje temos muitas organizações desenvolvendo um trabalho brilhante prol a caatinga, as escolas trabalhando o tema mais profundamente, as universidades e demais instituições de ensino, voltando seus estudos para a nossa realidade, o bioma tendo reconhecimento em nível nacional e mundial, órgãos públicos de nível nacional, estadual e municipal tendo ações voltadas à proteção, recuperação e a preservação da Caatinga.
Mas diante tudo atualmente a identificação com a sua realidade, seu local tem tomado força, ou melhor ouso a criar um termo Caatingnidade, que o reconhecimento de que a caatinga é única, é nossa, somos caatingueiros, nordestinos, e que temos orgulho disso, e é isso que temos que passar para as presentes e futuras gerações.

FELIZ DIA MUNDIAL DA CAATINGA

Postada em 28/04/2020 01:23 | Atualizada em 28/04/2020 01:51
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Haroldo Almeida

1

Número recorde desde 2001

De janeiro a maio deste ano, 442 pessoas foram mortas por policiais militares em SP

2

Covardia

Movimentos negros denunciam à OEA policial que pisou no pescoço de mulher

3

Crescimento no Sertão

Delmiro tem 390 casos de Covid-19, Olho D’água das Flores 519 e Santana do Ipanema 617

4

Cultura

Pela 2ª vez na história, Festa da Juventude não acontece em Santana do Ipanema

5

Pré-candidato a vereador

Saulo Barbosa é um dos nomes favoritos para disputar o Legislativo do município de Canapi

6

Ação criminosa

Criminosos invadem residência de mulher e roubam objetos em Delmiro Gouveia

1

Senadinho

“Faremos a mudança juntos”, diz Edmilson Coral a apoiadores

2

Política

Mamá coloca nome à disposição do povo como pré-candidato a vereador de Delmiro Gouveia

3

Confirmação anunciada

Padre Eraldo quer ser prefeito de Delmiro por mais 4 anos e confirma pré-candidatura

4

Pré-candidato

Digital influencer Jairzinho Chamega lança pré-candidatura a vereador por Delmiro Gouveia

5

Senadinho

Edmilson Coral cai na graça do povo para mudança na Câmara de Vereadores de Delmiro

6

Jairo Ribeiro

Melina Freitas fala com exclusividade sobre lei de ajuda para artistas de Alagoas

1

Reviravolta

Médico delmirense foi encontrado morto em quarto de motel, afirma imprensa potiguar

2

Tragédia

Médico de Delmiro Gouveia morre em acidente de carro em rodovia do Rio Grande do Norte

3

Violência

Jovem levado de casa por falsos policiais é encontrado morto na zona rural de Água Branca

4

Novo coronavírus

Vítima de Covid-19, morre aos 78 anos o prefeito de Santana do Ipanema

5

Insegurança

Vítima é mantida refém durante roubo de caminhonete em São José da Tapera

6

Política

Mamá coloca nome à disposição do povo como pré-candidato a vereador de Delmiro Gouveia