Buscar

Antônio Melo

Compartilhe:
Quem é Antônio Melo? Jornalista com experiência em assessorias, marketing político, portais de notícias e rádio, a exemplo da Jovem Pan e CBN (Sistema Globo de Rádio), onde participou de grandes reportagens, como Copa do Mundos dos EUA (1994) e morte de PC Farias (1996).
Podcast: prefeitos não comentam, mas 2021 foi o ano que o dinheiro sobrou nas contas
Mesmo com muito dinheiro, prefeitos não aceitam fazer concurso público
Mesmo com muito dinheiro prefeitos não aceitam fazer concurso público - Foto: Arquivo/PF-AC

Prefeito nenhum em Alagoas pode reclamar que o ano passado foi de penúria. Pelo contrário. Dinheiro não faltou. Um dos exemplos foram os repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Todos os meses os valores eram depositados com aumento e continuaram sendo este ano.

Saúde e educação também tiveram cofres cheios.

O dinheiro foi tanto que muitos gestores inventaram pagar o décimo quarto salário e outros, como por exemplo o prefeito de São José da Tapera, tentou dá a ele e a vice, que é a própria irmã, um aumento no próprio salário de mais de 30%. Mas não funcionou porque a Justiça proibiu.

Nessa festa quem vive bem são os vices. Em sua quase que total maioria são figuras decorativas, que só servem para compor chapa, ganhar um bom salário e ainda conseguirem empregar alguns parentes e amigos. Apenas e nada mais que isso.

Bem, enquanto os quase perfeitos prefeitos não param de contar e recontar os saldos das contas e os servidores não tem 1% de reajuste nos salários, nos diversos municípios daqui do Sertão encontramos hospitais, maternidades, postos de saúde, escolas e creches, alguns fechados e outros funcionando capenga e lotados com pessoas acometidas de virose e Covid-19.

Concurso público é algo que doí nos ouvidos dos prefeitos. Mas contratar para tentar dá a impressão que órgãos vitais funcionam ... aí pode.

Agora, surge o primeiro edital do Ministério da Saúde para o programa Médicos pelo Brasil. E o que é isso? É o programa que irá substituir, gradativamente, o Mais Médicos no País. O projeto é contratar, sem concurso público, 4.057 médicos bolsistas, além de 595 tutores médicos, que poderão trabalhar nas regiões que mais precisam de profissionais.

Aqui em Alagoas, no primeiro momento, serão contemplados 26 municípios, entre eles Belo Monte, Mata Grande, Olho D'Água do Casado; Canapi; Água Branca; Estrela de Alagoas; Inhapi; Pão de Açúcar; Palestina; São José da Tapera; Olivença; Maravilha; Piranhas e Santana do Ipanema.

Dentre os principais objetivos do programa está o de levar assistência médica às regiões mais vulneráveis socialmente e aquelas de difícil acesso. Os médicos aprovados no processo seletivo terão especialização em medicina da família e comunidade.

Será sim um prato cheio para muitos prefeitos que vão querer que os médicos contratados e pagos pelo governo federal trabalhem por dois ou três. Claro. Os contratados, como já aconteceu antes, serão pressionados a darem conta do trabalho que os médicos locais e amigos dos prefeitos, não fazem.

É bom que o povo entenda que essa ajuda do governo federal não deveria acontecer se os prefeitos aceitassem fazer concurso público. São professores e mais professores aposentados ou que estão prestes a se aposentarem. Médicos e enfermeiros a mesma situação e aí, nada funciona da forma correta. Vereadores indicando eleitores para as vagas de concursados e ainda cobrando parte dos salários dos indicados, as chamadas rachadinhas. Médicos contratados que nunca apareceram no posto que estão lotados. A merenda das crianças sendo da pior qualidade por falta de nutricionistas, merendeiras e principalmente alimentos sadios.

Enfim, enquanto o saldo das contas das prefeituras não para de aumentar, do outro lado estão prefeitos que olham para o eleitor como o responsável por deixá-los cada mês mais rico.

Postada em 05/01/2022 14:51
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Antônio Melo
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

BATE BOCA

PEC dos combustíveis: Bolsonaro nega que haverá “atrito” com estados

2

ELEIÇÕES 2022

Rodrigo Maia vai coordenar o programa de governo de João Doria para as eleições

3

PREOCUPANTE

IBGE detecta aumento de oito centímetros no nível do mar no Brasil

4

MAIS CAROS

Seca e chuva aumentam custos no campo e devem pressionar inflação dos alimentos

5

ENTRETENIMENTO

Rachel Sheherazade vence ação trabalhista contra Silvio Santos e o SBT

6

Acidente

Batida entre caminhonete e moto deixa mulher gravemente ferida em Delmiro Gouveia

1

Fatalidade

Batida entre moto e caçamba resulta na morte de uma pessoa em Delmiro Gouveia

2

Acidente

Motociclista morto em batida com caçamba em Delmiro era policial militar de Minas Gerais

3

Vacina antirrábica

Delmiro Gouveia vai iniciar castração de animais de rua em fevereiro

4

Em Flagrante

Homem é preso em flagrante suspeito de tentativa de estupro de vulnerável em Mata Grande

5

Wellington Amâncio

O sapo e o escorpião

6

Jota Silva

Taxa do Lixo já existe em Delmiro Gouveia e quem criou foi Padre Eraldo

1

Na AL-140

Batida entre motos resulta na morte de uma pessoa e deixa outras duas feridas em Inhapi

2

Violência

Ocupantes de carro matam homem com vários tiros após pedirem água na casa dele em Inhapi

3

Violência

Homem invade chácara e atira contra duas pessoas durante festa de batizado em Inhapi

4

Investigação

Identificado suposto condutor de caçamba envolvida em acidente que matou policial mineiro

5

Na AL-145

Homem morre depois de perder controle de moto e colidir com árvore em Água Branca

6

Curva do S

Homem fica gravemente ferido após sobrar em curva e bater em árvore em Água Branca