Os mais jovens, não. Mais quem é da época do grupo Trem da Alegria, conjunto musical infantil criado em 1985, deve recordar de um dos sucessos daquela época intitulado “Na casca do ovo”, cuja uma das estrofes dizia assim:
‘Enganei o bobo
Na casca do ovo
Quem caiu, caiu’.
Faço essa alusão, necessária nesse momento, para despertar mães e pais de crianças matriculadas em escolas públicas localizadas em povoados ou sítios que nesta pandemia foram levadas as tais aulas remotas.
Ora, será que alguém já avisou ao presidente Bolsonaro ou ao governador Renan Filho que nos sitios isolados a internet necessária para essas aulas remotas não existe?
Vamos a um exemplo, dos milhares, que posso agora lembrar. Na região de cima ou na região de baixo, na doce Pão de Açúcar, ter celular sofisticado e caríssimo, não quer dizer muita coisa. O sinal das operadoras é algo incomum no nosso século 21. Os mais brincalhões sobem em pés de pau ou no telhado de alguma casa para tentar ... tentar, conseguirem sinal de internet.
Agora imaginem como as crianças vão ser educadas através das aulas remotas?
A ideia é muito boa, mas ninguém fala para o presidente ou para o governador que em povoados e sítios cabeamento ótico nunca chegou e a alta tecnologia dos sinais das operadoras é um sonho.
Então, porque não aparece um prefeito ou um diretor de escola, pessoas tão inteligentes, e engrandecem o saber em benefício de quem quer aprender? Porque os professores não deixam as lições de seus alunos em um posto de saúde ou em um ponto de fácil acesso para que os estudantes recolham seus materiais didáticos, leve para casa, façam a tarefa e na semana seguinte retornem para o mesmo local para apanhar o material da semana seguinte e deixe o que fez para o professor corrigir?
Será que resolver o problema é mais difícil do que a vontade do aluno em estudar?
Essa é uma ideia. Torço para que nossos professores, nossos governantes entendam que não estão lidando com os grandes centros e que existe sim, precariedades no ensino e precariedades na transmissão do saber.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.