Buscar

Antônio Melo

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Quem é Antônio Melo? Jornalista com experiência em assessorias, marketing político, portais de notícias e rádio, a exemplo da Jovem Pan e CBN (Sistema Globo de Rádio), onde participou de grandes reportagens, como Copa do Mundos dos EUA (1994) e morte de PC Farias (1996).
Proposta de Bolsonaro pode acabar com cidades no sertão
Apesar dos protestos, nove municípios devem deixar de existir
PEC prever acabar, a partir do ano de 2025, com cerca de 1.200 municípios - Foto: Arquivo/Contraponto

 Um tema que ficou fora das discussões públicas nessas eleições, por causar pavor e inviabilizar a eleição de muitos candidatos, foi a PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019), em tramitação no Congresso. Teoricamente, a proposta visa resolver as distorções e cortar gastos com uma máquina pública dispensável.

A PEC prever acabar, a partir do ano de 2025, com cerca de 1.200 municípios brasileiros com população até 5 mil habitantes e considerados de incapacidade fiscal.

A redução representaria o fim de 2.434 cargos de prefeito e vice-prefeito, além de uma redução nos números de vereadores – seriam extintos quase 11 mil cargos, dos quase 55 mil hoje no país – e cerca de 30 mil funcionários municipais.

Ponto polêmico proposto pelo governo de Bolsonaro, que dispensa atenção especial e diária do ministro da Economia. E é Paulo Guedes que tem conversado com alguns governadores, deputados e senadores. Guedes tem sido taxativo que a extinção das municipalidades inviáveis atingirá um quinto das prefeituras. Falando em nome do presidente, o ministro deixa claro que Bolsonaro quer pressa para a aprovação da proposta.

Somente em Alagoas, embora deputados e prefeitos reclamem e neguem o tema, nove cidades correm o risco de extinção. Todas, só existem graças a ajuda do governo federal que mensalmente ‘derrama’ dinheiro do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Bolsa Família e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Sem esse dinheiro, o comércio não existiria e a população iria sucumbir.

Na mira da PEC estão, Minador do Negrão, que tem 5.329; Jacaré dos Homens, com 5.253; Olho d’Água Grande, com 5.123; Palestina, com 5.011; Feliz Deserto, com 4.754; Belém, 4.344; Jundiá, com 4.155; Mar Vermelho, 4.514 e Pindoba, com 2.908 habitantes. Na teoria, essas cidades não deveriam ser extintas porque tem mais que 5 mil habitantes, a mesma versão defendida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), mas o governo federal sabe que todas elas têm uma porcentagem de habitantes morando e trabalhando em outros estados, a exemplo de Palestina, onde 25% de sua população vive em outras cidades.

Levantamentos do Tesouro Nacional e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovam que sete em cada dez cidades com até 5 mil habitantes têm mais de 50% das receitas compostas por repasses do FPM. Outro fator comprovado é que essas microcidades abrigam cerca de 2% da população brasileira, embora controlem 10% do FPM.

O levantamento mostra ainda que a Receita Corrente Líquida — a soma de receitas tributárias, contribuições, transferências correntes e outras — per capita média de municípios de até 5 mil habitantes é de R$ 5 mil reais, contra a média inferior a R$ 3 mil reais das cidades de 20 mil a 50 mil pessoas.

Exemplificando melhor a ‘festa’ da criação desorganizada de cidades no Brasil, expomos que em 1990 foram criados 1.079 municípios, ampliando em 24% o número total de cidades brasileiras. No ano seguinte, 16% das cidades brasileiras possuíam até 5.000 habitantes, e em 2010, o número aumentou para 23%.

Postada em 10/11/2020 20:00
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Antônio Melo

1

Tragédia em Minas

Prefeitura de Mata Grande decreta luto de três dias devido tragédia com ônibus da cidade

2

Caiu de viaduto

Acidente envolvendo ônibus de turismo de Alagoas deixa vários mortos e feridos em MG

3

Boletim atualizado

Disparam números de casos novos e suspeitos de Covid-19 em Delmiro Gouveia

4

Em flagrante

Ação policial resulta na prisão de uma pessoa e apreensão de drogas em Jacaré dos Homens

5

Em flagrante

Mulher embriagada é presa depois de ser flagrada conduzindo veículo em Ouro Branco

6

OPOSIÇÃO

Deputados discordam de cancelamento e proibição de festas de réveillon

1

Pelo telhado

Quatro presos fogem do Centro Integrado de Segurança Pública de Pão de Açúcar

2

Eleições 2020

Bairro Cohab vai ter dois representantes na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia

3

Mais votado

Gato repete votação de 2016, dá troco em Valdo Sandes e se elege vereador em Delmiro

4

Motocicleta apreendida

Sem CNH, garota de 18 anos foge da PM e se esconde em banheiro de posto em Delmiro

1

Escapou por pouco

Vídeo: alagoano natural de Inhapi sofre grave acidente com moto em Goiás

2

Tinha 26 anos

Homem é morto a facadas na porta de casa após discussão em bebedeira em Delmiro Gouveia

3

Ação da pm

Suspeitos de integrar quadrilha são capturados em operação deflagrada em Delmiro Gouveia

4

Boletim atualizado

Com quase 40 doentes e 80 suspeitos, Delmiro Gouveia tem nova onda de casos de Covid-19

5

Morte por causa natural

Mulher morre em casa e família pede ajuda à Polícia Militar em Delmiro Gouveia

6

Intimidação

Policial age com truculência, censura e manda prender jornalista no Sertão de Alagoas